Funtac e Agrocortex assinam termo de cooperação técnica

funtac
Parceria irá integrar esforços entre as instituições para a execução de pesquisas científicas (Foto: Márcia Moreira/Secom)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), assinou na manhã desta terça-feira, 31, um termo de cooperação técnica com a empresa Agrocortex.

A parceria visa integrar esforços entre as instituições para a execução de atividades de pesquisa científica de interesse mútuo no campo de manejo e conservação de recursos florestais madeireiros e não madeireiros.

Um dos pontos fortes da cooperação ficará por conta do investimento em pesquisa sobre o mogno, estudos sobre fenologia, aproveitamento de resíduos, adensamento florestal e recuperação de área degradadas com alto valor econômico.

De acordo com a diretora-presidente da Funtac, Silvia Basso, a parceria é importante, pois fomenta e estimula a pesquisa junto à indústria. “Todas as pesquisas fomentam a economia e o desenvolvimento sustentável não predatório, colocando em prática o que pesquisamos junto com as empresas”, destaca.

Para o diretor de operação e infraestrutura da Agrocortex, Nuno Ribeiro, o projeto destaca-se pelo fato de poder tratar a floresta da forma que ela deve ser tratada. “Realizaremos manejo em diferentes espécies pelos próximos 30 anos. Essa parceria irá trabalhar não só com produtos madeireiros e não madeireiros, mas também com óleos e plantas”, explica.

A Agrocortex

Com uma área de 190 mil hectares, a Agrocortex é localizada nos municípios de Manoel Urbano (AC), Boca do Acre (AM) e Pauini (AM). A empresa deverá realizar manejo em diferentes espécies pelos próximos 30 anos, o que oportunizará o governo do Estado, por meio da Funtac, estabelecer uma série de pesquisas voltadas para o apoio do manejo sustentável de natureza madeireira e não madeireira.