Contran aprova novas placas de veículos propostas para o Mercosul

Novas placasO Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, apresentou o novo modelo de placas para veículos, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A proposta adotada para os cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.

As novas placas terão o fundo branco, com quatro letras e três números, utilizadas na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. Terá ainda uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda.  O nome do país estará ao centro com a bandeira nacional à direita. Outros itens são: linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva.

O diretor de Operações do Detran, Ítalo Medeiros, explica como funcionará a substituição das placas: “A troca da placa na frota será feita gradativamente, começando, a partir de janeiro de 2016, pelos veículos novos e, conforme sejam feitos serviços no Detran, como vistoria, transferência de proprietário, troca de lacre, os veículos que passarem pelos nossos serviços, terão a placa substituída”.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação das letras e números, não mais pela cor do fundo: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado).

No Brasil foi adotado o modelo que terá uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.  No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o brasão do município de registro do veículo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter