Consulado do Japão e governo do Acre homenageiam médico Tetsuo Kawada

Com mais de 80 anos, Tetsuo Kawada é considerado um dos nomes mais importantes da saúde pública do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com mais de 80 anos, Tetsuo Kawada é considerado um dos nomes mais importantes da saúde pública do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Consulado Geral do Japão em Manaus realizou na tarde desta quarta-feira, 22, no Palácio Rio Branco, a entrega da condecoração “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” ao médico japonês residente no Acre há 53 anos Tetsuo Kawada.

O governador Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo também estiveram presentes, homenageando o médico; considerado um mito na história da saúde pública acreana.

Kawada veio ao Acre a convite do primeiro governador do Estado, José Augusto Araújo, de quem disse ter uma saudade nostálgica. “Não poderia deixar de agradecer todo este carinho que começou com os acreanos e hoje recebo de autoridades do governo japonês. Estou muito alegre por isso”, disse o médico. Com mais de 80 anos, Kawada se emocionou bastante ao lembrar-se do esforço dos pais em trazê-lo para o Brasil.

O governador Tião Viana, que teve um grande momento de parceria com Kawada atuando no Sistema Público de Saúde do Acre, disse: “O último tempo em que estive junto ao doutor ele estava dedicado a estudar em mulheres e homens o HPV, sendo um dos pioneiros nesse estudo. Essa saga que alguns médicos tiveram na Amazônia, o Kawada viveu. É uma pessoa que tem todo o meu apreço e consideração. O senhor é uma das páginas mais lindas da história do Acre”.

Emocionada com a homenagem a um amigo do pai, a vice-governadora Nazareth Araújo ressaltou: “Sinto uma grande comoção como filha da pessoa que trouxe o senhor para o Acre. Tenha certeza do carinho que o povo acreano tem pelo seu trabalho. Que o senhor se orgulhe muito do Acre que ajudou a construir”.

Tetsuo Kawada é o primeiro brasileiro residente no Acre a ser condecorado pelo governo japonês. “É uma condecoração outorgada pelo próprio imperador do Japão por atividades dedicadas pelo doutor Kawada para os acreanos”, explica o cônsul Kazuo Yamazaki.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter