Construção da UPA da Baixada está em fase final

Maria Eliana, ao lado das filhas e o sobrinho. A UPA vai beneficiar toda a família (Foto: Angela Peres/Secom)
Maria Eliana, ao lado das filhas e com o sobrinho. A UPA vai beneficiar toda a família (Foto: Angela Peres/Secom)

A população de Rio Branco poderá contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As obras de construção da UPA da Baixada do Sol estão em fase final, com entrega prevista ainda para este mês. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões, para melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.

A unidade, no bairro Sobral, ao lado do Restaurante Popular, atenderá as demandas da regional – cerca de 70 mil moradores. A diretora de Atenção à Saúde, Celene Maia, explica que se trata de um prédio com capacidade de instalações maior que à do Tucumã e igual à do Segundo Distrito.

Dona Dila, de 75 anos, está feliz com a nova UPA (Foto: Angela Peres/Secom)
Dila Barbosa, 75 anos, está feliz com a nova UPA (Foto: Angela Peres/Secom)

“Serão atendidos todos os casos de urgência e emergência 24 horas por dia, além de internações. Apenas o que não puder ser solucionado na unidade é que deve ser encaminhado ao pronto-socorro”, disse.

A moradora do bairro João Eduardo II Dila Barbosa comemora a conquista para a comunidade. “Vai ser maravilhoso, porque a gente sempre tem que se deslocar para tão longe, e com essa aqui mais próximo dá para ir até a pé”, disse.

Ainda de acordo com Celene, em média 40 profissionais de diversas especialidades trabalharão no local, e mais de 20 leitos estarão disponíveis aos pacientes. Os recursos são provenientes dos governos federal e estadual.

Maria Eliana de Paula vez ou outra precisa levar as filhas às unidades de saúde. Agora, a UPA da Baixada vai facilitar a vida de toda a família, por estar mais acessível. “Vai ser bem melhor, porque, além de ser mais perto, vai desafogar os módulos e postos de saúde próximos daqui. Que bom que vamos essa alternativa”, frisou Eliana, do bairro Sobral.