Conselhos Comunitários de Segurança aclamam representantes de cada região da capital

Ao todo, são seis Consegs na capital que passam a funcionar como uma espécie de “braço” da Sesp na comunidade (Foto: Marcelo Torres)

No fim da tarde da última quinta-feira, 13, a cúpula da Segurança Pública, composta por delegados e comandantes dos batalhões da Polícia Militar das cinco regionais de Rio Branco, esteve reunida no auditório da prefeitura, para aclamar os representantes eleitos nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de cada regional da capital.

Diversas reuniões foram realizadas para explicar aos líderes comunitários como funciona e qual o papel dos Consegs, além das criações das chapas que por fim elegeu o representante de cada comunidade para levar as autoridades de segurança os anseios, no que tange à segurança pública.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Social da Segurança Pública, Vanderlei Thomas, a definição dos Consegs se encaixa perfeitamente à orientação do artigo 144 da Constituição Federal do Brasil, segundo o qual a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos.

“A ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pelos gestores da área”, explicou Vanderlei Thomas.

O secretário de Segurança Pública Emylson Farias, diz que a partir de agora o Conselho Comunitário de Segurança se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. “São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si”, enfatizou.

Para a Maria das Graças, as reuniões foram essenciais para implantação dos conselhos, pois foram esclarecidos diversos pontos com a comunidade na forma de agir e colaborar com a segurança pública.

“Esperamos que esse modelo de fazer segurança com a população dê certo, pois aqui aprendemos com os delegados e oficiais da PM como podemos ajudar no trabalho e levando informações que ajudem a combater os problemas de tráfico de drogas, aliciamento para o mundo do crime”, declarou a moradora do bairro São Francisco.

Os Consegs irão abranger as áreas correspondentes às 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regionais de Segurança Pública, além de um abrangendo a área da rodovia Transacreana (Foto: Marcelo Torres)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter