Porque Ensinar Português para Falantes de Português é tema de palestra em Tarauacá

A palestra foi realizada no Cedup, na noite de terça-feira, 11 (Foto: Assessoria SEE)

Em visita a cidade de Tarauacá, o secretário Estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão, proferiu a palestra Porque Ensinar Português para Falantes de Português. A conversa foi com acadêmicos dos cursos bacharelado de Letras, Pedagogia e Matemática, da Universidade Federal do Acre (Ufac), que estudam no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), do município.

Durante cerca de uma hora Brandão falou da importância e também dos desafios de ensinar a língua materna aos nativos.

“Quando a criança chega à escola ela já fala o português e carrega consigo, experiências, que fazem parte da cultura de vida dela. O que o colégio vai fazer é introduzir esse estudante nos conhecimentos científicos que estão associados com a língua”, disse.

A universitária, Livramento do Santos, leciona a disciplina de Língua Portuguesa na escola pública Eduardo Moraes, zona rural do município, e diz que a palestra vai ajudá-la a lidar com situações que ela convive no cotidiano da sala de aula.

“Trabalho com alfabetização e percebo que os alunos têm grandes dificuldades de aprender as normas e regras da língua, porque eles já trazem conhecimentos prévios. O nosso desafio, como o secretário falou, é lidar com essa realidade e inseri-los no universo letrado”, destaca.

A coordenadora do Cedup, Francisca Aragão, lembrou que o chefe da pasta estadual tem muita experiência com a educação e que isso vai ajudar os futuros docentes a entender melhor os contextos escolares.

“Essa conversa com os alunos que estão em formação de magistério é de fundamental importância, porque o professor [Marco] tem mestrado em linguística e uma larga experiência de sala de aula. Isso faz dele um profissional de excelência para ajudar esses futuros professores no exercício diário de ensinar”, frisa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter