convocação

Conselho Estadual de Segurança Alimentar convoca sociedade civil para assembleia de eleição

A Comissão de Transição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-AC) lançou, nesta segunda-feira, 27, um edital de convocação de organizações e entidades da sociedade civil estadual que atuam com as temáticas de direitos humanos e segurança alimentar e nutricional para participar da assembleia de eleição da nova composição de entidades para o biênio 2022-2024, no dia 26 de julho, às 14h, na Casa dos Conselhos Estaduais, em Rio Branco.

Segurança alimentar é a garantia de todas as dimensões que inibem a ocorrência da fome. Trata-se de uma condição em que todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma vida ativa e saudável.

A falta de acesso aos alimentos pode se dar por razões físicas, como quantidade insuficiente de alimentos, por isolamento das populações ou por motivos socioeconômicos, em decorrência de preços elevados e falta de recursos monetários.

Para o processo de habilitação, as entidades candidatas a participar da eleição deverão enviar um ofício de manifestação de interesse até o dia 22 de julho para o endereço eletrônico consea.acre1@gmail.com, ou comparecer à Casa dos Conselhos Estaduais, situada na Avenida Nações Unidas, 2.731, Estação Experimental, em Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.

João Mascarenhas, diretor de Assistência Social da Secretaria Estadual de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM), evidenciou a importância do equipamento normativo: “Prestando um papel para debater as ações e iniciativas na contribuição no combate à fome, todos os membros do conselho terão o papel de questionar, averiguar e propor ideias na busca de garantia de que todos os acreanos tenham qualidade de alimentação”.

A coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDHM, Nazaré Oliveira pontua: “Estamos trabalhando em conjunto para mobilizar representantes de cooperativas e associações ligadas à agricultura e produção familiar, para compor esse órgão importante para a reestruturação da rede e para a deliberação da política no Estado”. A reformulação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional do Acre será composto em dois terços por representantes de entidades da Sociedade Civil Organizada e um terço por representantes de entidades governamentais.

Para conferir demais informações, acesse o Diário Oficial do Estado do Acre (Nº 13.313).