Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia lança consulta pública que integrará política nacional

O Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Acre deliberou na manhã desta quinta-feira, 29, em reunião ordinária, no auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, a abertura de uma consulta pública para ouvir os diferentes atores da sociedade, com o objetivo de desenvolver o ecossistema de inovação do estado. O mecanismo se refere à fase I, preparatória para a Conferência Acreana de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que será realizada no dia 2 de abril, no auditório da Federação da Indústria do Acre, na capital.

Conselho deliberou sobre projetos prioritários para o setor de ciência, tecnologia e inovação no estado. Foto: Jairo Carioca

A fase II – ainda preparatória para a Conferência Acreana de CT&I – deve ser realizada em parceria com o Sebrae, durante o Startup Day, dia 16 de março. O evento reúne todo o ecossistema de inovação e especialistas, para falar sobre empreendedorismo e inovação.

De acordo com o presidente do Conselho, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, todas as ideias serão sistematizadas para a elaboração de um documento final, na fase III – presencial, reunindo representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, o setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe.

“A ideia é intensificar o ambiente de diálogo, por meio de um processo democrático de participação social, seja por meio digital, que é a consulta pública e presencial, nas plenárias temáticas, e na elaboração do documento final, no dia 2 de abril, durante a Conferência Acreana sobre o tema, que vai nortear as políticas públicas de CT&I a serem desenvolvidas pelo estado e no Brasil”, explicou.

O documento elaborado no Acre integrará a 5ª Conferência Nacional sobre CT&I, realizada pelo governo federal entre os dias 4 a 6 de junho, em Brasília (DF).

Agenda de trabalho inclui ações para implantação do parque tecnológico do Acre e ações para fortalecimento de startups. Foto: Jairo Carioca

No primeiro encontro do Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Moisés Diniz, apresentou o plano de trabalho da instituição para 2024 e defendeu ampla participação de uma delegação acreana na elaboração da estratégia nacional sobre o tema para os próximos dez anos.

“Temos uma floresta que muita gente não tem, portanto, o Acre tem muito o que apresentar durante a elaboração do Plano Nacional de CT&I. O governo, por meio da Seict, acerta quando realiza encontros como esse, que une todos os atores. Colocamos fim na política do joão-de-barro, de ‘cada um com a sua casinha’. Construímos um sistema de inovação com a participação de todos”, analisa Diniz.

O acesso à consulta pública de CT&I pode ser realizado até o dia 22 de março, por meio da Agência de Notícias do Acre, no endereço https://ecossistemaac.online/.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter