Conselheiros de Saúde participam do curso de formação em Rio Branco

Objetivo do curso é fortalecer o controle social por meio da qualificação de conselheiros (Foto Júnior Aguiar/Sesacre)
Objetivo do curso é fortalecer o controle social por meio da qualificação de conselheiros (Foto Júnior Aguiar/Sesacre)

O Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/Acre) iniciará na próxima segunda-feira, 9, o curso de formação para 48 conselheiros de saúde. A capacitação será realizada na escola Campos Pereira, a partir das 8 horas, e terminará no dia 27 de novembro.

Um dos objetivos é fortalecer o controle social, por meio da qualificação de conselheiros e secretárias executivas, orientando-os sobre suas competências e atribuições, bem como ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Participarão da solenidade de abertura o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, o promotor Glaúcio Ney Shiroma Oshiro, da Promotoria Especializada de Defesa da Cidadania do Ministério Público Estadual e a diretora do Instituto Dom Moacyr, Rita Paro.

“Com a realização deste curso, vamos propiciar aos conselheiros de saúde a compreensão do espaço dos conselhos como local de manifestação de interesses plurais frequentemente conflitivos e negociáveis, tendo como horizonte as políticas públicas de saúde, coerentes com os princípios do SUS”, disse a presidente do CES/Acre, Rossana Freitas.