prevenção

Conscientização de motoristas de aplicativos é um dos objetivos da Semana Nacional de Trânsito no Acre

Preocupados com o aumento no número de mortes no trânsito envolvendo condutores de motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), resolveram focar parte da campanha da Semana Nacional de Trânsito para conscientizar  os condutores de motocicletas, principalmente os que trabalham com entregas para os aplicativos.

Maioria dos acidentes no trânsito de Rio Branco envolve motociclistas Foto: Cedida.

É que com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, uma das atividades profissionais em que a demanda aumentou de forma considerável foi o trabalho dos motociclistas de aplicativos. Com lojas e restaurantes fechados por vários meses, as entregas cresceram de forma significativa.

“A gente sabe que o motociclista que trabalha nesses aplicativos quer entregar o produto rápido. Quando é comida então, há uma pressa natural para que o alimento chegue ainda quente para o cliente. Mas é preciso respeitar as regras de trânsito, é necessário respeitar e não avançar o sinal vermelho. Nosso principal desejo é conscientizar as pessoas de que nada é mais importante do que a vida”, afirma Luiz Fernando Duarte Maia, presidente do Detran/AC.

Os números de acidentes de trânsito, referentes a Rio Branco envolvendo esse tipo de condutor comprovam a preocupação da direção do Detran no Acre. De acordo com um levantamento da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal da Polícia Militar, foram registrados, de janeiro a agosto deste ano, 793 acidentes com vítimas não fatais no Acre. Desse total, 70,11% ou eram condutores ou passageiros de motocicletas.

Já com o índice de acidentes com vítimas fatais, a realidade também é parecida. Desde o início do ano foram 24 mortes no trânsito, sendo 15 de condutores e motocicletas e um passageiro.

Por causa da necessidade de isolamento social, a Semana Nacional de Trânsito acontece, este ano, por meio de lives, nas quais o Detran/AC promove palestras e elementos como o teatro para conscientizar motoristas e pedestres. As duas próximas lives serão realizadas nesta quarta-feira, 23, e na próxima sexta, dia 25, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Detran Acre. No Instagram, o perfil é @DetranAcre e no Facebook, Detran Acre.