Conheça o perfil dos secretários para o quadriênio 2015-2018

Perfil dos novos secretários indicados para o quadriênio 2015-2018

Secretária da Casa Civil – Márcia Regina Pereira

Possui graduação em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (1991), E entre outras
graduações tem Mestrado em Direito na Área de Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Procuradora do Estado, já atuou como secretária de Estado de Segurança Pública do Estado do Acre (2009-2010). Nos quatro anos do primeiro mandato do governador Tião Viana, ocupou a função de Chefe da Casa Civil.

Comandante do Gabinete Militar – Raimundo Nonato Aires da Silva

Formando em Segurança Pública, pelo Centro de Ensino Superior da Polícia Militar da Bahia, e pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Também possui cursos de segurança de autoridades no Exército Brasileiro, curso de Direitos Humanos e Investigação de Polícia Criminal. Entre as diversas atividades executadas, já assumiu o comando de batalhões na capital e no interior do Acre, o comando de polícia operacional dois e três, nas regiões do Juruá e baixo e alto Acre, respectivamente.

Controlador-geral do Estado (CGE) – Giordano Simplício Jordão

Bacharel em Direito, formado pela Unimar. É pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil. Foi assessor parlamentar do senador Sibá Machado, assessorando do Diretório Regional do PT na área eleitoral; Atuou como assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Bujari e de Capixaba. Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Assis Brasil. Foi Assessor Jurídico na Associação dos Municípios do Acre. Foi ainda, assessor Jurídico na Secretaria de Estado de Planejamento. É Diretor Técnico do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Procuradora-geral do Estado – Maria Lídia

Economista, formada na Universidade Federal do Acre, em 1986. Também diplomada como advogada, em 1990, pela Ufac. Possui pós-graduação em Direito Constitucional, Direito Público e Direito Tributário. Foi procuradora há 20 anos, também esteve na Procuradoria Fiscal, Liquidante do Banacre e funcionária do Banco do Brasil.

Defensor público-geral – Fernando Morais

Formado em Direito, pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em 2000. Pós-graduado em Direito Público, pela Uniderp. Por três anos foi delegado de polícia. Também atuou como defensor público em Cruzeiro do Sul e vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos. Nos últimos quatro anos exerceu a função de subdefensor público geral.

Comandante-geral da Polícia Militar – coronel Júlio César

Possui Formação de Oficiais, concluída na Bahia. Especializado em Segurança Pública, no Ceará – Rio Grande do Norte. Foi incorporado à PM em 1989. Assumiu a função de comandante do Pelotão de Feijó e da Companhia de Trânsito. Em 2013, esteve como subcomandante da PM.

Comandante do Corpo de Bombeiros – coronel Carlos Gundim

Soldado da Polícia Militar desde 1988, em 1991 passou no concurso de Oficial Bombeiro Militar em Brasília, formando-se após três anos como Aspirante a Coronel e Engenheiro de Incêndio. Realizou diversos cursos entre paraquedismo e mergulho, todos voltados para área de salvamento, ainda com pós-graduação em Políticas Públicas. Atualmente coordenava a Defesa Civil Estadual e ocupava o cargo de subcomandante do Corpo de Bombeiros.

Porta voz do governo – Leonildo Rosas

Jornalista. É funcionário de carreira do INSS há 31 anos. Foi secretário de Comunicação, e acumulou por um período a direção da Fundação Aldeia de Comunicação. Por sete meses respondeu pela Secretaria de Estado de Turismo.

Assessor especial indígena – Zezinho Kaxinawa

Nasceu no Jordão, em 1983. É formado como Agente Agroflorestal Indígena, na Comissão Pró-Índio. Como cineasta indígena, fez cinco documentários.

Assessor da Juventude – Weverton Matias

Acadêmico de Direito. Já atuou como diretor de Meio Ambiente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) em 2009. Foi membro da executiva da Ubes na pasta de primeiro Tesoureiro (gestão 2009/2011). É ainda, membro do Conselho Estadual de Juventude (Conjuv), e foi diretor de Meio Ambiente da União Nacional dos Estudantes- UNE (Gestão 2011/2013).

Secretário de Articulação Institucional – Francisco Afonso Nepomuceno

Formado e mestrado em História. Atuou como professor na Universidade Federal do Acre. Em 1989, foi assessor de Marina Silva enquanto vereadora. também foi assessor na gestão de Jorge Viana como prefeito, de 1993 a 1996, e desde 1999 ocupa o cargo de assessor político do partido.

Secretário de Planejamento – Márcio Verissímo

Doutorando em Meio Ambiente, com experiência em gestão pública. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Foi gerente de Programas, Projetos e Captação de Recursos do governo do Acre, assessor do gabinete da prefeitura de Rio Branco, diretor do Departamento de Informação, Avaliação e Acompanhamento, coordenador da Unidade Executora Municipal do Programa Habitar Brasil.

Secretária de Gestão Administrativa – Sawana Carvalho

Formada em Direito, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Possui especialização em Gestão Pública, e também em Gestão Operacional de Trânsito. Em 2004, exerceu a função de assessora do Ministério Público Estadual (MPE). Em 2006, atuou como assessora do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em 2007, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em 2009, assumiu a Diretoria de Operações do Detran. Foi eleita presidente nacional dos dirigentes de Departamentos de Trânsito.

Secretária de Fazenda – Flora Valladares Coelho

Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Em 1972, atuou como secretária da Fazenda (Sefaz), ao fim do mandato assumiu a superintendência do Banco da Amazônia. Em 1999 assumiu a Secretaria de Gestão Administrativa até 2006; Em 2007 esteve à frente da Controladoria Geral do Estado. Foi nomeada assessora especial, ficando no cargo por pouco tempo, pois logo em seguida assumiria, novamente, a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). Este ano acumulou a SGA e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), até julho, quando passou a conduzir somente a Sefaz.

Secretária de Comunicação – Andréa Zílio

Formada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo, cursa especialização em assessoria de imprensa e marketing político. Já assumiu a função de editora da Agência de Notícias do Acre, coordenadora de produção da TV Aldeia, diretora de imprensa no início da gestão de Tião Viana em seu primeiro mandato. Logo depois, assumiu como secretária adjunta de Comunicação e diretora-presidente da Fundação Aldeia de Comunicação.

Secretário de Saúde – Francisco Armando de Figueiredo Melo

Formado em direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é pós-graduado em Direito Constitucional e Tributário. Pertence ao quadro da Procuradoria Geral do Estado desde 2005, onde foi chefe da Procuradoria Judicial e Assessor Especial do Procurador-geral do Estado. Em julho de 2014 assumiu a Secretaria de Gestão Administrativa do Estado. Na gestão 2015-2018 irá conduzir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Secretário de Educação e Esporte – Marco Antônio Brandão

Graduado em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Acre (1990) e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Acre de 88 a 90 e professor Adjunto da Universidade Federal do Acre, desde 1990, e também diretor de Inovação da SEE, diretor-presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi. Foi nomeado secretário de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre.

Secretária de Esportes – Shirley Maria Santos

Profissional de educação física e bióloga, é servidora efetiva da Secretaria de Educação e está a frente da coordenadoria da seccional Acre do Conselho Regional de Educação Física.

Secretário de Segurança Pública – Emylson Farias da Silva

Formado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e pós-graduado em segurança pública. Exerceu a função de delegado titular da Delegacia de Combate ao Crime Organizado no estado do Acre. Assumiu em 2008 até a Secretaria de Estado de Polícia Civil.

Secretário de Polícia Civil – Carlos Flávio Portela

Nascido em 24 de outubro de 1976, em Rio Branco. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Acre (Ufac), desde 1998. Possui MBA em Gestão Estratégica de Segurança Pública, pela Uninorte. Delegado de polícia desde 2003, foi corregedor adjunto em 2008 e, em 2012, assumiu a corregedoria-geral da Polícia Civil, cargo que ainda exerce até a posse da pasta que assumirá.

Secretário Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Glenilson Figueiredo
Formado em Sociologia, Filosofia com Pós-graduação em Filosofia Política. Atualmente cursando Arquitetura. Em 1992 começou como Técnico na Secretária de Esportes do Acre. Por nove anos, Superintendente do Patrimônio da União no Acre. Diretor do Instituto de Terras do Acre por três anos.

Secretário Agricultura e Pecuária – José Carlos Reis da Silva
Bacharel em direito. Trabalhou 12 anos no gabinete de Tião Viana (senador). José Reis assumiu a Secretaria de Pequenos Negócios durante a primeira gestão.

Secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis – Sebastião Fernando Ferreira Lima

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró, com pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Ambiental pela Fundação Escola do Servidor Público do Acre; mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Fernando já foi diretor de Gestão Técnica dos Institutos de Terras do Acre e de Meio Ambiente, gerente do Departamento Técnico do Instituto de Terras do Acre, professor do Departamento de Ciências Agrárias da Ufac, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Secretário de Pequenos Negócios – Henry Nogueira

Graduado em Economia pela Ufac, tem ainda qualificação com mestrado em economia e graduação em direito. Henry é servidor público federal e atuou na Controladoria Geral do Estado e no Tribunal de Contas.

Secretário de Meio Ambiente – Carlos Edegard de Deus

É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Especialista em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estruturação do Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como secretário Municipal de Ambiente de Rio Branco; coordenador do Parque Zoobotânico da Ufac; acumulou as funções de secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); chefe do Departamento de Diversidade e Socioambiental da Fundação Elias Mansour, coordenando a Biblioteca da Floresta; Em 2011 voltou a assumir a Sema.

Secretária de Turismo e Lazer – Rachel Moreira

Formada em Direito. Foi diretora da Fundação aldeia de Comunicação do Acre (Fundac). Permanece no cargo de secretária de Turismo e Lazer da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setul).

Secretário de Desenvolvimento Social – Gabriel Maia Gelpke

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ingressou no governo como sub-secretário de Administração. Foi diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), na primeira gestão do prefeito Raimundo Angelim e, em seguida, assessor especial no governo de Binho Marques. Esteve diretor administrativo e financeiro do Detran nos primeiros quatro anos do governo Tião Viana.

Diretor-presidente da Companhia de Habitação do Acre – Carlos Santiago

Funcionário público federal de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Foi diretor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), vereador da cidade de Rio Branco, sendo presidente da Câmara Municipal de Rio Brancos, secretário Estadual de Saúde no governo de Orleir Cameli,  secretário de Agricultura e finalmente ingressou na Companhia de Habitação do Acre (Cohab) como diretor de Urbanismo.

Diretor do Procon – Diego Rodrigues

Formado e Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental. Em 2011, atuou na corregedoria do Iapen. Também foi diretor administrativo financeiro das empresas de processamento de dados do Acre.

Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos – Nilson Mourão

Deputado estadual e federal pelo Estado do Acre. É formado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (Iter), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor concursado da Universidade Federal do Acre. É fundador do PT desde no ano 1980.

Secretário de Habitação e Interesse Social – Jamyl Asfury

Formado em Engenharia Civil, desde 2011, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Possui MBA em Administração Pública. Foi servidor da Polícia Federal em 2007. Esteve na presidência da Comissão da Educação em 2011, na Comissão de Segurança Pública em 2013, e vice- presidente da Assembleia Legislativa em 2013.

Secretária de Políticas para Mulheres – Concita Maia

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já foi coordenadora do Projeto de Saúde Reprodutiva da Mulher na Reserva Extrativista do Alto Juruá. Também coordenou o Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia e até recentemente coordenou o Núcleo de Estudos em Gênero na Amazônia, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Secretário de Obras Públicas – Leonardo Neder de Faro Freire

Especialista em gestão pública com ênfase em controle externo pela Uninter. Servidor do estado do Acre, como arquiteto. Atuou como gerente interino de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, e como secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

Diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre – Ocírodo Oliveira Júnior

Formado em Administração de Empresas, pelo Iesacre, em 2005. Possui pós-graduação em Gestão de Pessoas, pela Gama Filho. Foi assessor de Tião Viana, à época senador, por 12 anos. Nos dois últimos anos esteve na diretoria do Deracre.

Diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento – Edvaldo Magalhães

Compõe o quadro de professores do Estado. Já foi presidente do Sindicato dos Professores de Cruzeiro do Sul, e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Acre (Sinteac). Teve três mandatos como deputado estadual. Em 2010, assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

Diretor do Depasa Rio Branco – Felismar Mesquita

Bacharel em Direito e pós-graduado em Segurança Pública. Já foi secretário de Segurança Pública e diretor-geral do Departamento de Penitenciária. Além de ter sido presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). No início da Gestão do governador Tião Viana em 2011, assumiu a Superintendência do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco (Depasa – Rio Branco) e em 2013 assumiu a presidência do Depasa.

Diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr – Maria Rita Paro de Lima

Formada em pedagogia possui especialidade em administração e gestão escolar. Foi diretora de escola estadual por 10 anos, diretora de gestão da Secretaria de Educação por 3,6 anos e presidente do IDM por nove meses.

Diretor do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) – Pedro Luís Longo

Advogado, formado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de Direito da Universidade Federal do Acre. Possui MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Segurança Pública pela Ufac e Metodologia do Ensino Superior pelo IBEPEX. Juiz de Direito aposentado, exerceu ainda os cargos de procurador do Incra, advogado da União e procurador da Fazenda Nacional.

Diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas – Magaly da Fonseca e Silva Taveira Medeiros

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987) no Rio de Janeiro. É especialista em Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Desde 1990 trabalha como servidora pública do Governo do Acre, tendo passado por diversos órgãos estaduais; chefe do Escritório do Governo do Acre em Brasília, Diretora Técnica da SEMA e desde fevereiro de 2014 exerce a função de diretora – presidente do IMC.

Diretora-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) – Janaina Guedes Bezerra Dourado

Formada em Direito, pela Universidade Federal do Acre, em 2004. Possui MBA em Gestão Pública e Ênfase em Controle Externo, pela Uninter. Assumiu o cargo de gestora de Políticas Públicas, em 2006. Já passou pelo Ministério Público do Acre, Tribunal de Justiça e Procuradoria Geral do Estado. Recentemente, foi chefe de gabinete e assessora do departamento jurídico da Casa Civil.

Diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre – Mamed Dankar

Formado em técnico agrícola e especializado em planejamento agrícola pela Universidade Federal do Acre. Trabalha no governo há 28 anos, e já ocupou cargos na Secretaria de Estado de Educação, foi coordenador da merenda escolar e do programa “Luz para todos”. Na Secretaria de Habitação, atuou como secretário adjunto e até o momento trabalhava em três secretarias: Seap, Seaprof e Emater.

Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito – Gemil Salin de Abreu Júnior

Formado em Administração de Empresas, pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Possui MBA em Gestão de Pessoas e em Gestão Empresarial. Foi gerente empresarial e corporativo da Empresa Brasil Telecom, gerente regional da Amazon Gás, diretor operacional no grupo Inovare e esteve por seis anos no grupo Coca-cola.

Diretor-presidente do Instituto de Administração Previdenciária – Martin Hessel
Nascido em 27 de março de 1983, em Guajará-Mirim, RO. Formado em Direito, desde 2004, pela Universidade Braz Cubas, em São Paulo. É pós-graduando em Direito Penal, pela Unip. Foi procurador jurídico do Detran de 2005 a 2007. De 2007 a 2009 foi assessor jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE). De 2009 a 2011, esteve como coordenador do Furepol da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). De 2011 a 2014 foi delegado de Polícia Civil de Plácido de Castro e coordenador da regional do Baixo Acre.

Presidente o Instituto Socioeducativo do Acre – Rafael Almeida de Souza
Servidor de carreira do ISE do quadro de agentes socioeducativos. Formado em Serviço Social e especialista em gestão social e medidas socioeducativas.

Diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre – Emater – Idésio Luis Franke

Doutor em Desenvolvimento Sustentável e mestre em Desenvolvimento Sustentável, tem especialização em Planejamento Agrícola e em Fruticultura Tropical (Universidade Federal do Acre). É graduado em Economia pela Universidade Federal do Acre, e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre. Exerceu a função de pesquisador da Funtac.Foi diretor de C&T do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de 2005 a 2010. Foi Superintendente Regional do Incra.

Diretora-presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – Karla Martins

Formada em Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro e Pós-Graduada na Universidade Instituto Superior de Havana, em Cuba. Trabalhou com produção cultural e contação de histórias. Começou a carreira pública em 1999 dentro dos processos de gestão, mas antes era professora da Universidade Federal do Acre e no Colégio de Aplicação. Estabeleceu o primeiro núcleo de cultura externo no Acre.

Diretor-presidente do Instituto de Previdência do Acre – José de Anchieta Batista
Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professor da Escola Técnica de Comércio Acreano por mais de dez anos e também secretário de Administração e secretário adjunto de educação. Esteve na presidência da Associação Brasileira dos Institutos de Previdência. Teve livros publicados, como “Menino da Rua do Bagaço” e “Capoeira das éguas”. É presidente do Acreprevidência desde 2006 e vice-presidente do Conselho Nacional de Previdência (Conaprev).

Secretária de Ciência e Tecnologia – Renata Silva e Souza

Formada em Direto, pela Universidade de Cuiabá (Unic), também possui pós-graduação em Ciências Criminais e Direito Trabalhista.  Atuou como mestre na União Educacional do Norte (Uninorte) no curso de Administração, ministrando aulas de Direito entre os anos de 2008 a 2011. Antes de assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia era superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

 

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