Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres são realizadas no Alto e Baixo Acre

SEPMulheres e Cedim se reúnem com cerca de 300 mulheres em Assis Brasil e Plácido de Castro

oca_leva_documentacao_asmulheres_do_alto_acre.jpg
 mulheres_e_homens_se_renem_em_assis_brasil_em_busca_de_polticas_pblicas_para_as_mulheres_do_alto_acre.jpg
 

conferncia_regional_do_baixo_acre.jpg

As regionais do Alto e Baixo Acre receberam realizaram suas conferências sobre políticas públicas para as mulheres (Fotos: Assessoria SEPMulheres)

No Alto Acre, a Conferência foi na última quinta-feira, 25, no Centro Cultural de Florestania, em Assis Brasil, município-sede da Regional. No local, cerca de 200 mulheres se reuniram com a SEPMulheres, Conselho Estadual do Direitos da Mulher (Cedim), Coordenadoria Municipal da Mulher em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Comunitária da cidade de Assis Brasil e participação dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Ação Comunitária de Assis Brasil, Eliete Cordeiro do Nascimento, a representante do Fórum das Mulheres do Alto Acre, Marivânia Tavares Mendes, a primeira-dama de Epitaciolândia, Rosália Pinheiro Barboza Pereira, a prefeita de Assis Brasil, Maria Eliane Carius, a secretária de Ação Social de Brasileia, Adriana Souza, a conselheira de honra do Cedim, Leide Aquino, e as representantes da SEPMulheres Rita Batista, Luciana Lopes e Maria das Dores Miranda. Entre essas mulheres, um homem se destacou: o sargento da Polícia Militar Ricardo Torres.

“Eventos como esses nos fazem perceber, ainda mais, a importância do enfrentamento à violência contra a Mulher. Aprendemos sobre os gêneros e como passar isso adiante. É muito bom estar participando”, declarou o sargento Torres.

“Há 30 anos não seria possível fazer isso. Foram muitas lutas de cada mulher, que apanhou, morreu, para nós pudéssemos estar aqui. Precisamos encorajar as mulheres. Agradeço a SEPMulheres, ao Cedim e aos municípios do Alto Acre. Vamos propor e ajudar nossos municípios, nosso Estado e nosso país”, disse a prefeita de Assis Brasil, Maria Eliane.

A representante da SEPMulheres Maria das Dores falou sobre o passado e as conquistas das mulheres. “Elas precisam conhecer a história da mulher, desde quando adquiriu o direito a voto até hoje. Temos mulheres nos sindicatos, nas prefeituras, em todas as esferas políticas, chegando à Presidência. As mulheres devem ser mais preparadas para ocuparem papéis importantes na sociedade”, declarou Maria da Dores.

A conselheira de honra do Cedim, Leide Aquino, também fez uma apresentação às mulheres. Ela ressaltou a importância de criação de organismos e Conselhos Municipais nos municípios do Alto Acre. “Faltam políticas públicas para ampliar a geração de trabalho e renda. Faltam condições de trabalho para todas. E nós podemos ajudar a mudar isso com propostas. E vamos mudar com a colaboração de todas”, enfatizou.

E com a presença de tantas mulheres, a SEPMulheres e a OCA montaram um estande de documentação. Assim, quem não tinha RG, CPF ou Carteira de Trabalho pode aproveitar para colocar a documentação em dia. “Um passo em direção à cidadania, à valorização, ao respeito pelas mulheres. Essa parceria é maravilhosa. Quando fizemos a proposta, no mesmo momento ouvimos o ‘sim’ da OCA. Isso é construir juntos!”, afirmou a representante da SEPMulheres, Rita Batista.

Na parte da tarde, os grupos foram divididos para que fossem estudadas, elaboradas e priorizadas as propostas de políticas públicas para as mulheres. Foram eleitas ainda as delegadas do Alto Acre, que participarão da Conferência Estadual.

“Aqui no Alto Acre, como em todos os municípios, as mulheres estão preocupadas com sua situação e querem melhorias. Isso é notório com a ampla e maravilhosa participação delas. Não tinha como ser diferente”, declarou a representante da SEPMulheres, Rita Batista.

No Baixo Acre, a Conferência foi realizada na última sexta-feira, 26. A SEPMulheres e o Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres (Cedim) também estiveram com suas equipes em Plácido de Castro, município sede da Regional do Baixo Acre.

Mulheres dos municípios de Acrelândia, Capixaba e Senador Guiomard se juntaram para definir as propostas que deverão ser apresentadas na Conferência Estadual, em setembro, e em seguida, na Conferência Nacional, em dezembro.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Cidadania e Ação Social de Plácido de Castro, Romilda Félix da Silva, a secretária de Saúde de Plácido de Castro, o presidente da Câmara de vereadores, Cesar Lazare, a vereadora Marlene Vieira de Oliveira Callizaya, a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Bujari, Rosicléia Bezerra da Silva Souza, a representante da prefeitura de Capixaba, Maria dos Anjos, a representante da prefeitura de Acrelândia Ana Grace, a Conselheira do Cedim, Maria Helena, e as representantes da SEPMulheres, Rita Batista e Luciana Lopes.

Durante o evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Plácido de Castro, Cesar Lazare, destacou a influência das mulheres no município. “Nós temos nove vereadores, sendo quatro mulheres, uma vice-prefeita. Estamos bem representados. E por isso cedi meu lugar na mesa de honra à vereadora Marlene”, disse.

“Estamos em um momento em que temos a oportunidade de propor o que queremos para os municípios, no sentido de melhorar os programas e criar o que ainda não existe”, declarou a representante da SEPMulheres Rita Batista.

A representante da SEPMulheres Luciana Lopes fez a leitura do Regimento para análise e aprovação e em seguida falou sobre a situação real das mulheres acreanas. “Todas e todos precisam saber a nossa situação para pensar e repensar nas melhores propostas, nas principais necessidades, e, a partir disso, elaborar um plano”, destacou Luciana.

As mulheres presentes souberam um pouco sobre os eixos e os princípios que norteiam o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), em uma apresentação da conselheira do Cedim, Maria Helena. “A partir dessa exposição vamos mostrar a importância de serem criados organismos da mulher nos municípios”, disse a conselheira.

Como nas outras conferências, foram formados os grupos de onde foram aprovadas as várias propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e eleitas as delegadas que irão representando Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba e Bujari.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter