Regras para a eleição das sugestões e delegados prioriza participação social
A 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública chega à reta final com a votação dos delegados que irão defender as propostas apresentadas pelo Acre na Conferência Nacional que acontece no final de agosto em Brasília.
De acordo com as regras estabelecidas, cada participante vota em seis pessoas diferentes, obedecendo aos seguintes critérios: somente poderão votar os participantes pertencentes à sociedade civil e os trabalhadores em área de segurança pública ( participantes do poder público não podem votar ou ser votados); cada participante com direito a voto deverá escolher seis pessoas, sendo três candidatos da sociedade civil e três trabalhadores da área de segurança pública; esses três candidatos de cada segmento deverão constar pessoas de gêneros diferentes; os três candidatos do segmento trabalhadores devem ser necessariamente de categorias diferentes; cada votante deverá necessariamente preencher os seus campos de candidatos.
As regras permitem a pluralidade de escolhas e opções, veta a participação do poder público no processo eleitoral e prioriza a participação da sociedade civil. Outro processo de eleição dentro da conferência aconteceu no início da tarde durante a qual cada conferencista votou nos princípios e diretrizes que irão nortear o caderno de propostas do Acre dentro da Conferência Nacional, composto pelas sugestões mais votadas.
O processo "eleitoral" dessas propostas é compatível a outros processos de eleição, valendo para tanto, a disputa e a campanha para conquistar os eleitores. Nesta fase a coordenação do processo da conferência tem o trabalho voltado para impedir a coação e a duplicidade de votação. Esse controle é feito com a disposição de bolas coloridas e adesivas, coladas sobre as propostas escolhidas pelos conferencistas.
Cada votante pode votar até três vezes em uma única proposta, adesivando sobre a proposta escolhida, três bolinhas. Quem defendeu um eixo durante a conferência e na hora da votação entendeu que em outro eixo tem proposta mais interessante, pode votar de acordo com sua vontade e consciência. A votação dos eixos e propostas da conferência representa uma festa da democracia.