Conferência das Cidades consolida gestão democrática e fortalece conselhos

Image A 3ª Conferência das Cidades irá consolidar os temas debatidos nas duas edições anteriores, fortalecendo a gestão democrática e os conselhos municipais. O evento acontece a partir das 7h30 desta sexta-feira, no Teatro Sarah Assef da Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/FAAO, Estrada Dias Martins, 849, Jardim Primavera, em Rio Branco) levando em consideração os temas “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social e Avançando na gestão democrática das cidades”.

Organizadora da conferência, Secretaria de Obras Públicas e Habitação (Seoph) reunirá 257 delegados da maioria dos municípios. Cruzeiro do Sul irá participar com observadores. “Pretendemos, ainda, avançar nas discussões para a criação futura do Conselho Estadual das Cidades”, disse Eduardo Vieira, da Seoph. Nas primeira e segunda conferências foram discutidos políticas habitacionais e o planejamento urbano para elaboração do plano diretor.

Como resultados práticos das conferências anteriores, o Governo do Acre promoveu grandes investimentos em habitação popular, construindo 4,5 mil unidades em todo o Estado. O projeto beneficia 14 mil pessoas, número que se compara à população de cidades como Xapuri, por exemplo.
A exemplo das conferências anteriores, a 3ª conferência tem como objetivo promover uma amplo debate envolvendo os diversos segmentos da sociedade regional na busca pela promoção do desenvolvimento urbano com sustentabilidade ambiental.

Feijó – Feijó foi o primeiro município no Acre a ter seu plano diretor. O planejamento permitiu avanços: em breve, Feijó será também o primeiro a ser servido com um amplo programa de esgotamento sanitário. No entanto, todos os municípios serão contemplados.  As conferências que resultaram no encontro estadual só não ocorreram nos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Rodrigues Alves. Conselhos municipais estão em atuação nos municípios com mais de 20 mil habitantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter