Políticas públicas

Concurso é realizado em Rio Branco para escolher a mais bela reeducanda

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), promoveu nesta segunda-feira, 9, o encerramento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher com um desfile de beleza no complexo penitenciário feminino Francisco d’Oliveira Conde.

O concurso contou com 50 inscrições e uma pré-seleção que resultou em 20 reeducandas selecionadas para o desfile. Durante uma semana foi realizado um workshop de beleza, autoestima, comportamento, técnicas de passarela, biotipo, conhecimento do corpo para facilitar a integração das candidatas ao concurso.

Preparação das candidatas foi responsabilidade do profissional Nonato Viana e da maquiadora Paloma Sales Foto: Neto Lucena/ Secom

A grande vencedora foi a reeducanda Letícia Cardoso, a segunda colocada Maria de Jesus e a terceira, Naira Albuquerque. Todas receberam kits de vestuário como premiação. “Não sei como explicar, é uma coisa muito boa. Porque nós que estamos aqui presas nos sentimos excluídas, abandonadas, esquecidas pela sociedade. Esse evento fez com que a gente se olhasse e conseguisse ver nossa própria beleza e que não podemos ser esquecidas”, ressaltou a vencedora Letícia Cardoso.

Letícia disse que ficou emocionada por ter ganhado o concurso Foto: Neto Lucena/Secom

Todos os prêmios foram doados por lojas e empresários que se solidarizam com a ação. A juíza Luana Campos doou o prêmio da primeira colocada e a loja Íris Tavares para a segunda, todos acompanhados de kits do L’Atelier Ile de Sá. O corpo de jurados foi composto por órgãos do poder legislativo, judiciário, empresários do ramo da moda e beleza, secretarias, representantes do gabinete da primeira-dama do Estado e do governador Gladson Cameli.

Comissão de jurados que participou da escolha das candidatas Foto: Neto Lucena

“Toda a equipe da SEASDHM se esforça e se dedica para a ressocialização dessas mulheres, elas merecem um olhar especial”, disse a secretária Claire Cameli.

A ação é realizada pela diretoria de Políticas para Mulheres, por meio do Projeto Reconstruindo Vidas, que iniciou em outubro com a finalidade de proporcionar o acesso à cidadania, saúde, conhecimento e lazer às mulheres reclusas.

Candidatas participaram de momento de interação e socialização dentro do presídio Foto: Neto Lucena/Secom

“Esse concurso busca muito mais que apenas um evento de beleza. Proporcionamos a essas mulheres rodas de conversas, curso de cartonagem, oficinas para que elas almejem um futuro quando saírem daqui. Além de ressocializar, estamos buscando resgatar a esperança de que existe uma nova chance de recomeçar”, destacou a diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Isnailda Gondim.

Parceiros

Foram parceiros dessa ação social as empresas L’ Atelier Ile de Sa, Loja Avenida, a empresária do ramo de decoração Socorro Macoski e o DJ Black.