Conclamando participação popular, Gladson lança ferramenta eletrônica do Plano Plurianual 2020-2023

Por meio da internet, cidadão poderá enviar propostas ao governo do Acre para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura

Um governo transparente, democrático e cada vez mais próximo das pessoas. Baseado nestes princípios, o governador Gladson Cameli lançou nesta sexta-feira, 26, uma ferramenta eletrônica para que a população acreana possa sugerir propostas para a elaboração do Plano Plurianual do Acre (PPA) 2020-2023.

Durante sua fala, Cameli afirmou que seu governo quer construir o Acre do futuro ouvindo a população. O gestor conclamou a todos para que acessem o portal na internet para que expressem suas principais demandas ao poder público estadual.

Governador Gladson Cameli afirmou que sua gestão é participativa e convidou a população para construir um estado cada vez melhor Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos chamando a população para participar da nossa administração com opiniões e sugestões porque quem mora nos bairros é quem sabe o que precisa melhorar. Estamos na era digital e 57% da população do Acre têm um smartphone e com essa ferramenta as pessoas poderão dizer o que mais precisa para a sua cidade para que a gente possa atender e também fazer as parcerias com as prefeituras e ter um norte para que possamos solucionar os anseios da sociedade”, explicou Cameli.

Para apresentar sugestões é muito fácil e rápido. No site www.ppa.ac.gov.br, os interessados podem encaminhar as propostas nas áreas de saúde, educação, segurança, economia, produção, meio ambiente, gestão institucional e outras. A inclusão das propostas já está disponível e segue até o próximo mês de setembro para qualquer cidadão com acesso à internet nos 22 municípios do Acre seja por meio do computador ou smatphone.

Qualquer cidadão poderá enviar de maneira simples propostas nas mais diversas áreas por meio do site do PPA 2020-2023

Depois de indicar o município, nome, escolaridade, e-mail, sexo e faixa etária basta incluir a sugestão e enviar a proposta. Instrumento desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(Seplag), a titular da pasta, Maria Alice Araújo, reforçou que a adesão popular é fundamental durante o processo de elaboração do PPA.

“A população sente na pele quais são seus problemas na área de saúde, segurança, infraestrutura e o governo precisa ouvir e este foi um compromisso do governador Gladson Cameli em seu plano de governo de ter uma gestão participativa e estamos cumprindo esta determinação e dando acesso a população”, argumentou.

Secretária Maria Alice durante lançamento da ferramenta eletrônica do Plano Plurianual do Acre 2020-2023 Foto: Diego Gurgel/Secom

O Plano Plurianual 2020-2023 consiste na elaboração de um conjunto de projetos e programas que irão nortear as políticas públicas nos próximos quatro anos. As pessoas podem fazer críticas e sugestões de investimento em obras, serviços e intervenções que devem ser priorizadas pelo governo. Os cidadãos que tenham dificuldade de acesso à internet, ainda poderão cadastrar suas propostas nos espaços OCA Rio Branco, Xapuri e no estande da Seplag na Expoacre 2019.

O PPA online permite também a promoção da cidadania, a transparência, o compromisso com a melhoria dos gastos públicos e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a melhor gestão dos recursos públicos.

Além do governador Cameli e da secretária Maria Alice Araújo, o evento realizado no Palácio Rio Branco contou com a participação da primeira-dama, Ana Paula Cameli, do chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos, da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro e da secretária municipal de Planejamento, Janete Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter