Secretaria de Assistência Social prepara orientação para público da Expoacre

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) está finalizando os preparativos para a participação na Expoacre 2019.

Para alinhamento da programação nos nove dias e noites da feira, no Parque de Exposições, a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da SEASDHM, Neiva Tessinari, se reuniu com todas as diretorias para decidirem os últimos detalhes, na tarde de quinta-feira, 25.

As três diretorias que executam as ações estarão presentes para apresentarem ao público que prestigia a exposição, as atividades desenvolvidas pela secretaria. Para a diretora, o funcionamento das secretarias dentro da Expoacre será positivo, pois assim, a população conhecerá o que cada secretaria realiza.

“Nossa secretaria é nova e é constituída por 4 pastas, sendo que 3 delas desenvolvem um trabalho direto com o público,que são: diretoria de Políticas Públicas de Assistência Social, diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a diretoria de Políticas dos Direitos Humanos”, explicou Neiva Tessinari.

“Esse é um momento importante para expormos aos visitantes da Expoacre, todo o trabalho realizado por estas pastas”, completou a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da SEASDHM.

A secretária de Estado, Claire Cameli, que estava presente nos dias 23 e 24 de julho na reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social, salientou que toda a equipe está empenhada nos preparativos.

“Essa feira promete ser a melhor festa de todos os anos e nossa secretaria terá um papel informativo e orientativo para todos que visitarem o estande e caso aconteçam situações de atendimento, estaremos encaminhando aqueles que precisarem”, explicou Claire Cameli.

O estande da SEASDHM estará presente na Expoacre 2019 durante os nove dias do evento, das 16 horas às 22 horas, e a secretaria funcionará normalmente com todos os seus atendimentos em horário normal. Veja abaixo a programação:

Políticas Públicas de Assistência Social

A diretoria de Políticas Públicas de Assistência Social terá exposições de fotos, vídeos das atividades realizadas através de capacitações, apoio técnico aos municípios, encontros relacionados aos serviços oferecidos; programas e benefícios nos municípios do Estado do Acre e apresentação das ações do Conselho Estadual de Assistência Social, por meio de vídeos e fotos.

Políticas de Direitos Humanos

A diretoria de Políticas de Direitos Humanos apresentará na Expoacre o encerramento da campanha Coração Azul, que trata do enfrentamento ao tráfico de pessoas, no dia 3 de agosto, no auditório do Espaço Institucional, com a presença de parceiros, dentre eles a Caritas; pesquisa com o público jovem (15-29 anos) presentes na Expoacre.

O intuito da pesquisa é levantar um quadro socioeconômico dos entrevistados, bem como colher expectativas e ansiedades para as políticas para juventude; durante todos os dias de feira no estande haverá a presença de técnicos da diretoria para atendimento e informações aos cidadãos quanto às políticas desenvolvidas pelos Direitos Humanos.

Políticas Públicas para as Mulheres

A Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres fará orientações e elucidações de assuntos para a população sobre os temas: Violência Doméstica e familiar (Lei Maria da Penha 11.340/2006), Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013), Lei de Importunação Sexual (Lei 13.718/2018) e ainda estaremos expondo o objetivo e funcionamento da Patrulha Maria da Penha com o aplicativo Botão da Vida específico para mulheres com medida protetiva deferida pela justiça.