Comunidades rurais de Feijó recebem investimentos no setor produtivo

Comunidade recebe governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Comunidade recebe governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana foi homenageado na manhã desta quinta-feira, 14, por produtores das comunidades ribeirinhas dos seringais Bareis, Fortaleza, Curralinho, Novo Porto, São Geraldo, Bom Sucesso e Riachuelo, às margens do Rio Envira, em Feijó. O ato de agradecimento foi em reconhecimento à parceria desenvolvida pelo governo do Acre com essas comunidades ao longo dos últimos anos.

Um dos principais investimentos na região é na piscicultura. Foram construídos 70 tanques, para que centenas de produtores familiares possam melhorar sua qualidade de vida com a criação de peixes. A importância do apoio do governo na região foi relatada pelo produtor rural Tarcísio Duarte, morador do Seringal Curralinho.

“Há 16 anos, eu me sentia como uma espécie de prisioneiro junto com a família, já que não tinha condição de produção. Com os investimentos que o governo fez ao longo dos anos, minha vida começou a mudar. Hoje, tenho gado e lavoura e crio quatro mil peixes. Agora, tenho condições de dar uma vida digna a minha família”, afirma.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Outra liderança das comunidades ribeirinhas do Rio Envira a agradecer Tião Viana pela parceria foi Antônio Barroso, presidente da Associação de Produtores Rurais do Seringal Curralinho. “Nosso grande sonho era criar peixes. Fizemos a reivindicação da construção de quinze açudes. Para nossa surpresa, a máquina veio e construiu trinta apenas na minha comunidade”, lembrou.

O ato foi realizado no Seringal Bareis, um dos mais importantes da região, que fica duas horas de barco da cidade de Feijó. Para demonstrar que o apoio vai além da construção dos tanques, foram entregues a 26 criadores de peixes quatro mil alevinos de pintado, que dentro de 10 meses estarão prontos para a comercialização.

Tião Viana foi recebido por centenas de crianças, que manifestaram o sentimento de gratidão de suas comunidades. Ele lembrou que são mais de seis mil tanques comunitários construídos em seu governo. “O rosto das pessoas dessa comunidade diz tudo: é esperança, trabalho, união e defesa do Acre. Antes de tudo, o peixe representa segurança alimentar a essas pessoas. Já alcançamos mais de seis mil famílias no apoio à piscicultura em todo o estado.”

O que disseram

“É com extrema alegria que compartilhamos mais um momento importante para os nossos produtores. Este tipo de investimento fortalece todo mundo. Estamos à disposição para continuar ajudando a desenvolver o setor rural do nosso município.” – Antônio Sergione, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó.

“Mais uma vez, o governo do Estado dá uma demonstração do quanto é parceiro das prefeituras. De mãos dadas é muito mais fácil cumprir a missão de melhorar a qualidade de vida dos produtores familiares.” – Francimar Fernandes, prefeito de Feijó.

“É uma gratidão muito grande o sentimento que temos. Coisas que jamais imaginamos alcançar chegaram à nossa comunidade pelas mãos do governador Tião Viana. Hoje temos ramal, temos açudes, está chegando o [programa] Luz Para Todos. Estamos muito felizes por tudo que tem acontecido na nossa região.” – Francisco Silva, presidente da Associação de Produtores Rurais do Seringal Bareis.

“Estamos cumprindo a determinação do nosso governador, que é chegar aos locais mais distantes, mais isolados. Ficamos felizes, porque estamos vendo o bom uso dos recursos públicos. Os açudes estão com peixes, e com essa entrega de mais alevinos vamos proporcionar ainda mais melhorias na qualidade de vida das pessoas.” – Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.