ações positivas

Comunidade do Parque Estadual Chandless receberá programa Saúde Itinerante pela primeira vez

Ação ambiental e humanitária está programada para o final do mês de maio de 2021 com atendimento médico em várias especialidades, além de exames e acesso a medicações.

A comunidade do Parque Estadual Chandless vai receber pela primeira vez a visita do programa Saúde Itinerante. A articulação da missão está sendo feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que fez uma avaliação das necessidades da população que reside na unidade de conservação e nesta segunda-feira, 5, a primeira-dama Ana Paula Cameli participou de reunião para tratar detalhes da ação ambiental e humanitária.

Primeira-dama Ana Paula Cameli participou de reunião para tratar detalhes da ação ambiental e humanitária Foto Neto Lucena/Secom

No Chandless residem 16 famílias, aproximadamente 60 pessoas que terão acesso a atendimento médico de várias especialidades, além de exames e acesso a medicações.

O Programa Saúde Itinerante é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e na missão do Chandless vai contar com a articulação da Sema, além do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde.

“É uma ação necessária e que daremos todo o apoio para que seja realizada”, disse a primeira-dama Ana Paula Cameli Foto Neto Lucena/Secom

“É uma ação necessária e que daremos todo o apoio para que seja realizada. Sabemos que o acesso não é tão simples, mas a nossa equipe estará avaliando outras maneiras de realizar mais ações desse gênero no parque”, disse Ana Paula Cameli.

Secretário Israel Milani entrega planejamento da ação no Parque Estadual Chandless Foto Neto Lucena/Secom

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani que conhece o programa porque já trabalhou nele enquanto médico, falou sobre a importância da ação. “A comunidade do Chandless será a primeira a receber o programa Saúde Itinerante. Vamos adotar a ação em todas as unidades de conservação. Na nossa gestão, o cuidado com as pessoas é primordial”, comentou Israel Milani.

Serviços ofertados pelo Saúde Itinerante Especializado:

  • Consultas médicas nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Infectologia.
  • Exames Laboratoriais incluindo testagem p COVID-19, teste rápido p HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
  • Exames de imagem: Ultrassonografia e Preventivo do Câncer do Colo Uterino.
  • Atendimentos de Enfermagem e Serviço Social.
  • Dispensa de medicamentos.
  • A Divisão de Odontologia também estará presente com 2 odontólogos preparados para os procedimentos de urgência e emergência. Serão distribuídos kits de higiene bucal (escova e pasta dental) com as devidas orientações.

Sobre o Chandless

O Parque Estadual Chandless é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizado no centro-sudoeste do estado do Acre e mantêm sob proteção uma área de 695.304 hectares, representando 4,23% do território do estado do Acre, de floresta em grande parte primária, situado na fronteira Brasil-Peru. Foi criado em 02 de setembro de 2004 com o objetivo de “assegurar a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico” (Art. 2º do Decreto N.
10.670).