Os moradores do bairro Belo Jardim I receberam na tarde deste sábado, 28, o Expressão Jovem. O evento, promovido pelo governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), foi realizado na Escola Paulo Freire.
Crianças e adultos lotaram o local, que ofereceu atividades culturais, como dança, teatro, capoeira e cinema, serviços de atendimentos de saúde, oficina de audiovisual e corte de cabelo, praça de alimentação com barracas da Economia Solidária e dos Pequenos Negócios, além de campeonato de vôlei e de futebol.
Atencioso, João Pedro Aragão da Silva, de 10 anos, observava animado enquanto o grupo Tribo de Davi, da Igreja Quadrangular da comunidade, promovia diversas brincadeiras. “Muito legal aqui, mas o que eu quero mesmo é jogar futebol”, contou.
A secretária Ronaira Silva, de 22 anos, aproveitou a oportunidade para se consultar com equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e do Município (Semsa), que realizou testes de HIV, hepatites B e C e sífilis.
“’Tirei’ aqui a pressão, e agora vou fazer o teste de sangue. É uma boa oportunidade tanto para nós, adultos, nos consultarmos, cortarmos o cabelo e passearmos, quanto para as crianças brincarem”, diz Ronaira.
Governo e povo parceiros
O gestor da Assejuv, Weverton Matias, destacou que o evento foi possível graças a parceria entre o governo e a comunidade do local. “É um encontro de várias expressões da juventude, no qual a comunidade consegue se ver, participar e protagonizar. É em parcerias como essa que vamos construir cada vez mais políticas públicas voltadas para a sociedade”, ressalta.
Este foi o segundo Expressão Jovem do ano – o primeiro foi realizado na Cidade do Povo e reuniu mais de mil pessoas. A ideia é de que a iniciativa seja promovida em outros bairros e municípios do Acre.