Moradores da Cidade do Povo, em Rio Branco, participaram de mais uma capacitação promovida pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). A Oficina de Salgados foi realizada de segunda-feira, 24, a quarta, 26, na Escola de Gastronomia, para uma turma de 25 alunos.
A qualificação profissional de curta duração faz parte do projeto Oficinas da Culinária Brasileira com Produtos Regionais, uma iniciativa da unidade da Rede Ieptec, que beneficiou, nessa primeira edição, exclusivamente os moradores do conjunto habitacional.
De acordo com a coordenadora da escola, Marineide Diógenes, “nessa primeira oficina foram disponibilizadas vagas para a Cidade do Povo, mas nas próximas também serão atendidos moradores de outros bairros de Rio Branco”.
Chef de cozinha e professor da escola, Ruan Brasil foi um dos profissionais que conduziram a capacitação: “Foi um curso muito requisitado pela comunidade da Cidade do Povo, e o nosso intuito foi levar conhecimento aos alunos, para que possam utilizá-lo para aumentar a venda dos seus produtos, fomentando o empreendedorismo local”.
Valciléia Melo, chef de cozinha e professora, informou o que foi produzido pelos alunos nas aulas: “Ensinamos aos alunos a fazer salgados de forno, como torta de frango, esfirra, pizza e empada, e salgados fritos, como coxinha, quibe, enrolado de queijo e salsicha. Passamos algumas técnicas que vão ajudar suas produções e aumentar a renda familiar”.
A aluna Cláudia Alves diz ter apreciado muito com o conteúdo repassado na oficina: “É um momento de aprendizagem e de montar o meu próprio negócio. É uma busca por realização de projetos e de sonhos”.
O aluno José Melo exaltou a culinária acreana e o trabalho realizado pela escola: “É uma escola de qualidade e a gastronomia acreana, para mim, é a melhor do país”. E aproveitou para deixar um recado aos colegas de turma: “Aproveitem ao máximo os cursos ofertados por essa escola, pensem no futuro, em crescer com tudo que aprendemos aqui e que vai fazer a diferença na vida da gente”.
Representando a presidência do Ieptec, o chefe do departamento Administrativo do instituto, Leonardo Zanforlin, discursou durante a certificação. “É muito gratificante para nós, do Ieptec, ver os alunos aproveitando todos os ensinamentos repassados nas capacitações e, mais ainda, quando uma turma inteira conclui a formação, como está sendo hoje aqui”.
Até dezembro, o Ieptec, por meio da Escola de Gastronomia, vai realizar outras capacitações envolvendo a culinária regional. Estão programadas oficinas de tortas geladas, de mandioca, de banana e de milho, com foco em ingredientes que servirão de base para a produção de receitas doces e salgadas.