Comunidade da Baixada do Sol recebe UPA Franco Silva

Comunidade da Baixada do Sol recebe UPA Franco Silva
“É a mais moderna e mais qualificada UPA do Brasil. Na segunda-feira, 7, ela começa a funcionar”, disse Tão Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Milhares de pessoas que moram nos 17 bairros que compreendem a região da Baixada do Sol se reuniram na tarde desta quinta-feira, 3, para receber a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva. A unidade de saúde foi entregue pelo governador Tião Viana e pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

“Durante muitas décadas a população da Baixada esperou por este momento. Esta comunidade se deslocava tarde da noite, nos momentos difíceis, até o Pronto-Socorro, que era o único ponto de atendimento de urgência anos passados. O governo fez o esforço das UPAs – fez a UPA do Tucumã, fez a UPA do Segundo Distrito, mas faltava a UPA da Baixada, e nós estamos fechando um ciclo de atendimento com dignidade para as pessoas a qualquer hora do dia e da noite”, declarou o governador.

Tião Viana adiantou que na unidade haverá seis médicos 24 horas por dia e serão ofertados serviços de atendimento médico ambulatorial, odontológico, urgência e emergência, serviço social e laboratório de análises clínicas, radiologia e eletrocardiografia.

“É a mais moderna e mais qualificada UPA do Brasil. Na segunda-feira, 7, ela começa a funcionar e vai trazer muito respeito às pessoas que buscam um atendimento digno”, completou o governador.

Unidade de saúde funcionará 24 horas e está situada numa região que tem 78 mil moradores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Unidade de saúde funcionará 24 horas e está situada numa região que tem 78 mil moradores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o prefeito Marcus Alexandre, o governador Tião Viana presenteou Rio Branco com esta unidade de saúde. “Esse é um compromisso que foi assumido numa região onde nós temos mais de 70 mil pessoas. Como prefeito e cidadão, estou muito feliz e grato ao governador e à presidente Dilma. Não é qualquer cidade, do tamanho de Rio Branco, que tem quatro UPAs, já que em algumas semanas o governo entrega a UPA da Cidade do Povo”, afirmou.

Homenagem a Franco Silva

O nome da UPA foi dado em homenagem ao radialista e empresário Francisco Ferreira da Silva, o Franco Silva, que trabalhou na Rádio Difusora Acreana e morava na Baixada do Sol. Franco Silva morreu em 2010. A filha do radialista, Dartaniele Silva, representou a família e afirmou ser motivo de emoção ver o nome de seu pai sendo reconhecido.

“Agradeço a todos que concordaram com a homenagem que muito honrou a mim e minha família. Meu pai era um homem íntegro, honesto, amável e amado. Acabou falecendo de forma prematura e trágica. Suas doces palavras, sua índole e seu espírito fraterno certamente ficarão guardados na mente e, principalmente, no coração daqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo”, disse.

Recursos para manter a UPA assegurados

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lamentou não poder estar presente à solenidade de inauguração da unidade de saúde, mas enviou, por meio de sua assessoria, um vídeo com um pronunciamento. Chioro disse que era com satisfação que participava de um momento tão importante para a saúde do Acre e para a população da região do Sobral.

Arthur Chioro destacou que dias antes de a UPA inaugurar ele fez uma vista ao prédio e pôde ver o carinho, zelo e humanização com que o trabalho fora executado para servir a população com qualidade e de maneira humanizada e respeitosa – segundo ele, um desafio para a presidente Dilma e para o governo de Tião Viana.

“Vamos garantir R$ 3 milhões por ano para ajudar o governo do Estado manter a UPA em funcionamento com qualidade, não apenas para pagar os médicos e enfermeiros, mas também para comprar os medicamentos, garantindo que essa UPA funcione 24 horas por dia”, assegurou o ministro da Saúde.

 O que disseram

“Agradeço a Deus por estar aqui e segundo as autoridades porque antes isso aqui era só uma mata. Hoje eu estou vendo uma UPA. Hoje a Baixada tem uma UPA maravilhosa para nós, glória a Deus por isso. Desde 1977 estou aqui e estou vivo para ver essa maravilha” Antônio Alves, morador da Baixada do Sol;

“Nós vamos chegar a mil UPAs neste país, graças à determinação do presidente Lula , que colocou em seu projeto de governo a construção de 500 unidades e a continuidade dessa determinação por meio da presidente Dilma.” Maria do Carmo, representante do ministro Arthur Chioro.

“A presidente Dilma, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre estão mostrando o que é servir de todo coração ao atender o pedido desta comunidade, que era essa UPA aqui na Baixada.” Perpétua Almeida, deputada federal.

“A gente, que nasceu e cresceu aqui, sabe como era isso antes e como está agora. Sabe o que uma UPA dessa na Baixada significa. Quero aproveitar para agradecer, de coração, ao governo, à prefeitura e à presidente Dilma por essa unidade de saúde.” Ney Amorim, deputado estadual.

“Nós vimos tudo isso ser construído com muita animação. A cada momento e comemoração, também precisamos relembrar como era difícil para as pessoas fazer um exame de sangue, e tinha que ir ao Lacen [Laboratório Central]. Agora isso é colhido no Hidalgo de Lima. Se o morador tivesse um corte no corpo, precisava se deslocar para o Pronto-Socorro, e agora não precisará mais, porque tem essa UPA. Nós só temos a agradecer por isso.” Eduardo Farias, deputado estadual.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest