Compromisso ambiental é reafirmado com Santa Rosa do Purus

Secretário Municipal de Meio Ambiente do município reforça parceria com Governo do Estado para o combate à acidentes.

Esteve nesta quarta-feira, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, representando a prefeitura municipal de Santa Rosa do Purus, o senhor João Júlio Brandão Filho. Na pauta do encontro estava o acidente com um barco que transportava óleo no rio Purus. O visitante, que é secretário municipal de meio ambiente, veio confirmar a parceria entre estado e município, principalmente no esforço de evitar que novos acidentes aconteçam.

O acidente ocorrido no Rio Purus com um batelão que transportava óleo diesel exigiu atitudes emergenciais. Todas as ações estão sendo coordenadas pela Comissão Estadual de Gestão de Riscos com técnicos da Sema, Imac, Semeia, Iteracre,CBMAC, Ibama, SES, Ufac, Fieac, Deracre, Seop e Polícia Federal.

Com o vazamento, manchas de óleo partiram do local do acidente, que é entre a aldeia Nazaré e a colônia Santa Helena Nova, no município de Santa Rosa, descendo o rio Purus e chegando próximo do município de Manoel Urbano. Mas há a previsão de que o óleo já tenha se dissipado.

O compromisso ambiental é reafirmado através da disposição da prefeitura de Santa Rosa do Purus. Mesmo os acidentes inesperados, a postura tomada agora garante a saúde ambiental dessa região futuramente. O secretário do meio ambiente, Eufran Amaral, diz que é com satisfação que vê o empenho da equipe nas ações que estão sendo realizadas.

O secretário municipal de meio ambiente apresentou um documento onde a Prefeitura de Santa Rosa solicita que seja requerida da empresa transportadora do inflamável a licença para realizar o procedimento. Assim como o ressarcimento dos gastos feitos pela prefeitura, pois atos imediatos foram necessários para minimizar os problemas causados.

"Estamos nos colocando à inteira disposição, pois todo o estado tem um compromisso com as questões ambientais" declara João Júlio, que acrescenta: "apesar da importância da empresa pelos serviços que presta ao nosso município, ela não está isenta das responsabilidades que deve arcar".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter