Governador Tião Viana lança pedra fundamental do Complexo nesta sexta-feira, 24
“Agora podemos continuar em nossas terras, pois temos uma nova esperança”. A afirmação do pastor Osmir Rodrigues, resume o clima de otimismo dos moradores da Vila Nova Aldeia, localizada na BR-364, sentindo Rio Branco/Porto Velho. A notícia que o Complexo Industrial do Peixe será construído num terreno bem ao lado da comunidade, trouxe um novo ânimo para as dezenas de famílias que moram no local.
Na tarde desta quarta-feira, 22, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, se reuniram com a comunidade para explicar o processo de implantação do Complexo Industrial do Peixe e o programa de piscicultura do Governo do Estado.
Edvaldo Magalhães explicou que no local será construído um centro de reprodução de alevinos, um frigorífico e uma fábrica de ração. Os três serão construídos no mesmo terreno, garantindo facilidade para os produtores.
“Tudo isso é um pedido do governador Tião Viana que pensou num programa completo para a piscicultura. Aqui teremos uma ração de qualidade, num preço acessível, alevinos para os produtores e o frigorífico para que possamos exportar nosso produto”, disse.
Ele afirmou que o complexo vai oferecer centenas de empregos diretos. Já na construção da estrutura física os trabalhadores serão moradores da Vila. Com o funcionamento da fábrica de ração, frigorífico e centro de reprodução, pelo menos 200 empregos serão oferecidos à comunidade.
Com isso, muitas famílias que estavam desanimadas e até planejavam deixar a Vila, agora decidiram ficar e iniciar uma nova vida. “Nós queremos caminhar ao lado dessa comunidade, ajudando na capacitação para que possam ocupar as vagas de emprego que serão oferecidas”, afirma.
Nesta sexta-feira, 24, o governador Tião Viana, acompanhado de secretários, fará o lançamento da pedra fundamental do Complexo Industrial do Peixe. A expectativa é que as obras sejam concluídas em julho de 2012.
Investimento de R$ 40 milhões nas obras do Complexo
Para a construção do Complexo Industrial do Peixe, serão investidos cerca de R$ 40 milhões. Parte do recurso é do Governo do Estado, outra parte é fruto de investimento da iniciativa privada. Para administrar o empreendimento foi criada uma empresa, a Peixes da Amazônia S.A.
A fábrica contará com o que há de mais moderno e inovador no ramo, garantindo a produção de uma ração de qualidade. “Cada quilo da nossa ração vai engordar um quilo de peixe. A ração comercializada no mercado, são dois quilos para a engorda de um quilo de peixe”, explica Edvaldo Magalhães.
Já o centro de reprodução de alevinos contará 65 hectares de água, garantindo uma reprodução eficiente e capaz de atender à demanda. O frigorífico terá equipamentos modernos, facilitando a exportação do peixe para outros estados e para outros países.
Composta por empresários, representantes do Governo e de cooperativas, a Peixes da Amazônia foi criada em abril deste ano. Para garantir a participação de pequenos produtores, o Governo está fazendo investimentos no Complexo.