Complexo de Piscicultura produz primeiros alevinos de pirarucu

Tião Viana contempla os primeiros seis mil alevinos de pirarucu produzidos no Complexo de Piscicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana contempla os primeiros seis mil alevinos de pirarucu produzidos no Complexo de Piscicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais um passo foi dado na consolidação do maior projeto de piscicultura do Brasil. O governador Tião Viana conheceu na tarde desta quinta-feira, 19, os primeiros seis mil alevinos de pirarucu produzidos pela Peixes da Amazônia S.A., nome da empresa que é o Complexo de Piscicultura do Acre.

“Esse é um momento de comemorarmos. Para você ter uma ideia, um alevino de pirarucu custa, o centímetro, R$ 1, eles são vendidos à unidade e só depois que alcançam dez centímetros. Estamos nos organizando para vendê-los a um preço menor que o praticado pelo mercado. Até os primeiros meses do ano que vem já estaremos com todo o complexo funcionando. É geração de emprego, renda e oportunidade para os nossos produtores”, afirma Tião Viana.

Primeira safra deve produzir 100 mil alevinos de pirarucu (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Primeira safra deve produzir 100 mil alevinos de pirarucu (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A expectativa dos administradores da Peixes da Amazônia S.A. e o governo do Estado é que a primeira safra, que deve durar todo o inverno amazônico, irá gerar 100 mil alevinos de pirarucu. Ao todo, o complexo possui 80 tanques exclusivos para a reprodução de pirarucus, que podem desovar até sete vezes por ano, mas no momento apenas 20 tanques estão ocupados com casais desse que é o maior peixe de água doce do mundo e com alto valor de mercado, considerado o “bacalhau da Amazônia”.

Para o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, esse é um momento em que o sonho se torna realidade. “Nós temos as melhores águas, as melhores condições climáticas e as melhores técnicas aqui. Estamos provando que estávamos certos no desenvolvimento desse projeto e iremos disparar a produção a partir de agora. Venderemos alevinos mais baratos e compraremos os peixes a um bom preço do produtor”, comemora Edvaldo.

O Complexo de Piscicultura do Acre está com 70% de seu projeto finalizado, compondo um laboratório de produção de alevinos, indústria de ração e frigorífico de filetagem de peixe, com capacidade de processamento de 20 mil toneladas por ano. A primeira safra ainda não corresponde a todo o potencial do complexo, mesmo com grandes números na produção. Até março de 2014 todo o complexo deverá ser entregue e em pleno funcionamento.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter