Comitiva acreana discute fortalecimento da integração econômica no Peru

Comitiva acreana foi recebida na sede administrativa da província peruana de Tahuamanu (Foto: Leônidas Badaró)
Comitiva acreana foi recebida na sede administrativa da província peruana de Tahuamanu (Foto: Leônidas Badaró)

Na última quarta-feira, 11, uma comitiva formada por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual de Agropecuária, (Seap) e do gabinete do governador se reuniram com representantes da província de Tahuamanu, na região peruana de Madre de Dios, para discutir sobre a integração econômica do Acre com o país vizinho.

O alcade de Iñapari, cargo relativo ao de prefeito no Brasil, Alfonso Cardozo, recebeu com entusiasmo a visita das autoridades brasileiras. “Estamos animados com o fortalecimento dessa parceria. O Acre está muito adiantado com algumas experiências que podem ser importantes para a nossa economia”, disse Cardozo.

Diminuir a burocracia e aumentar a fiscalização da fronteira foram temas discutidos (Foto: Leônidas Badaró)
Diminuir a burocracia e aumentar a fiscalização da fronteira foram temas discutidos no encontro (Foto: Leônidas Badaró)

Por causa da interdição da BR-364, provocada pela cheia histórica do Rio Madeira em 2014, uma alternativa para garantir o abastecimento do Acre foi importar produtos do Peru. “Aprendemos muito com a cheia. E esse intercâmbio comercial tem sido mantido com importação e exportação de produtos, mas é preciso fortalecer essa integração”, enfatiza César Lazare, superintendente do Mapa no Acre.

Encontro no Acre e fiscalização da fronteira                          

Para fortalecer a integração entre o Brasil, por meio do Acre, e o Peru, duas medidas foram discutidas: diminuir a burocracia e aumentar a fiscalização da fronteira.

Um novo encontro entre os representantes dos dois países já foi definido, dessa vez no Acre, que acontece até o mês de março. “Quando se fala em integração econômica, a gente assina muito papel, mas são sempre coisas muito abstratas. Queremos, a partir desse encontro, resolver os problemas que atrapalham a nossa integração”, explica o assessor especial do governo, professor José Fernandes do Rêgo.

Durante a visita, foram citados alguns produtos que interessam aos dois países e que podem de imediato fortalecer a integração. “A gente percebe que essa parceria pode ser muito importante para o Acre e para essa região do Peru. Eles têm interesse no nosso peixe e no milho, e a gente, no calcário daqui, que é de excelente qualidade”, destaca José Carlos Reis, secretário de Agropecuária do Acre.