Comitê traça ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Discussões alertam para a vulnerabilidade das pessoas que são aliciadas para o tráfico (Foto: Assessoria Sejudh)
Discussões alertam para a vulnerabilidade das pessoas que são aliciadas para o tráfico (Foto: Assessoria Sejudh)

Uma semana após empossar seus conselheiros, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Acre, promove sua primeira reunião de trabalho com foco na Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que será realizada de 27 a 31 de julho.

A mobilização é fruto de uma decisão da Assembleia Geral da ONU que instituiu em 14 de novembro de 2013, o dia 30 de julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Diversas regiões do mundo se reúnem nesta data promovendo ações de grande visibilidade para o alerta contra o tráfico de pessoas.

No Acre, a semana visa divulgar e ampliar o conhecimento da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e para o reconhecimento do fenômeno.

A representante da Diocese de Rio Branco, Aurinete Brasil, alerta para a invisibilidade dos temas que diz respeito ao tráfico e a vulnerabilidade que se encontram essas pessoas quando são aliciadas para exploração. “A vulnerabilidade e a sedução fazem com que muitas pessoas acabem aceitando o convite como solução para mudar de vida, mesmo que de forma ingênua”, afirma.

Ivana Moura, coordenadora do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, destaca que a semana de mobilização é a oportunidade de desenvolver ações “onde se possa disseminar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Estado na política de combate e enfrentamento ao tráfico de pessoas. Hoje percebemos a dificuldade das pessoas em denunciarem por não saberem que estamos trabalhando com essa temática”, frisou.

As pessoas que quiserem denunciar o tráfico de pessoas podem recorrer as Polícias Federal e Civil e o Disque 100.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter