Comitê monitora ações em saúde no período pós-enchente

Um sala de situação foi criada para desenvolver as ações do Comitê (Foto: Cedida)
Um sala de situação foi criada para desenvolver as ações do Comitê (Foto: Cedida)

Com o objetivo de integrar e coordenar as ações em saúde desenvolvidas no período de calamidade pública decorrente da cheia do Rio Acre, foi criado no último sábado, 7, o Comitê Intra-setorial da Saúde, formado por gestores das secretarias estadual e municipal de saúde.

“O Comitê foi pensado como uma maneira de fazer a articulação entre a Sala de Situação do Corpo de Bombeiros e os demais setores que integram o sistema de saúde do estado”, disse o secretário adjunto de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Kleyber Guimarães.

A princípio, é feito um diagnóstico situacional para determinar os riscos e necessidades imediatas, bem como a capacidade instalada para fazer frente à necessidade de serviço médico.

A partir do resultado desse diagnóstico, será elaborado um plano de enfrentamento ao desastre, a fim de captar recursos financeiros junto ao governo federal para a reconstrução das áreas atingidas pela enchente e restabelecimento de serviços essenciais, como os de saúde, por exemplo.

Também são atribuições do comitê documentar e divulgar as informações dadas à população, imprensa e profissionais de saúde, definir e coordenar as ações de vigilância em saúde aplicáveis à população afetada, além de verificar a situação das unidades de saúde atingidas pela enchente.

“A prioridade nesse momento é providenciar o atendimento para as famílias afetadas, assegurando que todos os materiais, recursos e informações necessários sejam fornecidos adequadamente”, concluiu Guimarães.

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