Boletim 09/03/2015 – Noite


cabecalho-boletim-alagacao-2015 (1)Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

Com o nível do Rio Acre continuando apresentando sinal de vazante na capital acreana. Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco se mobilizam para a limpeza dos bairros atingidos pela histórica enchente.

Depois de atingir o nível de 18,40 metros, o manancial apresenta na medição das 18 horas desta segunda, 9, a cota de 16,52 metros.

O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, em Rio Branco, também apresentou sinal de vazante e apresenta nível de 17, 80 metros.

As 30 equipes responsáveis pela limpeza na capital envolvem 570 homens e 280 equipamentos, realizando o trabalho em 22 bairros.

Mais de 10.550 pessoas, aproximadamente 3.014 famílias, estão nos 31 abrigos montados em Rio Branco.

Em reunião na manhã desta segunda-feira na sala de situação, governo e prefeitura decidiram pelo retorno das famílias que estão abrigadas em escolas públicas até a próxima sexta-feira, 13. Já as pessoas que estão alojadas no Parque de Exposições, Ginásios do SEST/SENAT, SESC/Bosque e SESI, oriundas de áreas mais baixas da cidade, permanecem nos abrigos, já que existe a previsão de chuva para os próximos dias, podendo provocar uma nova subida no nível do rio em Rio Branco.

Interior do estado e Rio Madeira

 A situação no interior do estado melhorou no decorrer do dia.

O monitoramento da Defesa Civil Estadual aponta redução no nível do rio Acre no interior, principalmente na região do Alto Acre

Em Brasileia, às 9h da manhã o nível do rio chegou a 10,97 metros, na medição das 18 horas se verificou uma redução significativa e a cota é de 10,72 metros.

Em Porto Acre, onde o Rio Acre desabriga 55 famílias, uma equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual prestam assistência à população.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economizem água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais no endereço:

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

 

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter