brasil-peru

Comitê de Integração Acre-Ucayali será retomado para promover integração aérea entre as regiões

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), vai reativar o Comitê de Integração Acre-Ucayali, que suspendeu suas ações devido aos impactos da covid-19. O compromisso foi firmado na manhã desta segunda-feira, 7, em Rio Branco, em reunião com o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita e a diretora de operações técnicas internacionais de Ucayali, no Peru, Clara Mera. “O diálogo neste primeiro momento vai focar na viabilização da ligação aérea entre as regiões”, disse Mesquita.

Encontro entre representantes do Acre e Ucayali se deu no gabinete do titular da Seict. Foto: Assessoria

Segundo Clara Mera, toda documentação exigida para liberação do voo entre Ucayali e Cruzeiro do Sul está sendo oficializada pelas autoridades peruanas.

“Para nós é muito importante essa relação, que terá como primeiro enlace os voos, que estão em fase final de liberação de documentação. Isso não tira o sonho de integração pela (rodovia) Interoceânica. Vamos voltar ao diálogo com o nosso governador para essa viabilização”, disse.

A deputada estadual Antônia Sales, da região do Juruá, representou a Assembleia Legislativa do Acre. Antônia Sales, que trabalha no resgate da pauta de integração entre os países, afirmou que a retomada dos voos é um sonho. “Estamos vendo o empenho e a motivação do secretário Assurbanipal Mesquita, que representa o governador e vai reativar o grupo de trabalho para os voos. Em seguida, vem a ligação pela BR-364, que já tem recursos garantidos para sua reconstrução”, destacou.