Comissão traça plano para ajudar comunidades ribeirinhas

Comissão de Danos é composta por representantes dos governos estadual e federal e prefeitura de Rio Branco (Foto: Cedida)
Comissão de Danos é composta por representantes dos governos estadual e federal e prefeitura de Rio Branco (Foto: Cedida)

Representantes do governo do Estado que integram a Comissão Estadual de Socorro e Levantamento para a Avaliação de Danos trabalham listando os prejuízos e definindo estratégias para amenizar a situação de produtores rurais afetados pela cheia histórica do Rio Acre. Na segunda-feira, 2, a comissão se reuniu na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para analisar o cenário diante da elevação no nível das águas.

Além da participação de oito secretarias estaduais e do Corpo de Bombeiros, a equipe conta, a partir de agora, com a presença de representantes do governo federal, por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra, e da Prefeitura de Rio Branco para ampliar o atendimentos aos ribeirinhos que perderam sua produção por causa da enchente do rio Acre.

“Definimos que nesse primeiro momento iremos reforçar a ajuda, de forma emergencial, com sacolões e água mineral. Ao mesmo tempo, já fazemos o levantamento dos prejuízos causados pela enchente. O nosso objetivo é amenizar o sofrimento dos produtores rurais”, destaca Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.

Na manhã desta terça-feira, 3, uma equipe da comissão se desloca para a região do Riozinho do Rola para levar aos moradores das comunidades Catuaba, Colibri e Liberdade, as mais atingidas, a doação da água e dos alimentos, além do levantamento dos danos provocados pela enchente.