Bombeiros que atuaram na enchente do Rio Acre são homenageados

A corporação foi homenageada pelo prefeito Everaldo Gomes (Foto: Angela Peres/Secom)
A corporação foi homenageada pelo prefeito Everaldo Gomes (Foto: Angela Peres/Secom)

Salvar vidas. Esse é o lema do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), que atuou incansavelmente durante a enchente do Rio Acre, em Brasileia. Na tarde da última segunda-feira, 2, a corporação seguiu para a capital, mas antes foi homenageada pelo prefeito Everaldo Gomes e pelo promotor de Justiça de Epitaciolândia, Ildon Maxcimiano.

Foram dez dias de trabalho árduo. Inicialmente, na retirada em segurança das famílias afetadas pela cheia e, em seguida no auxílio do retorno para casa. Dos 60 homens que formam o efetivo, 50 retornaram para Rio Branco e outros 10 permanecem em Brasileia.  Ao todo, quase quatro mil pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil do Estado durante a alagação.

Para o comandante geral do CBMAC, coronel Gundim, a sensação é de dever cumprido. “Cumprimos a nossa missão. Viemos aqui a pedido do nosso governador Tião Viana, preocupado com os habitantes do município. Cumprimos com a garra da nossa tropa, eu estive a frente sempre motivando nossos militares e eu também era motivado pelo governador, que nos proporcionou condições de trabalho”, ressaltou.

Com a vazante das águas, iniciou-se o trabalho de prevenção de possíveis acidentes e fiscalização das áreas de risco. Mais de 60 mudanças de famílias desabrigadas já foram realizadas pela corporação só em Brasileia. Nenhuma morte foi registrada no município durante a enchente. O resultado positivo é fruto do trabalho minucioso e preciso realizado pelo efetivo.

“A atuação do Corpo de Bombeiros é muito positiva. Estiveram sempre presentes 24 horas, desde o momento em que solicitamos. Eu avalio como nota mil, pois graças a Deus não tivemos registro de perda de vidas. Isso significa que esse foi um trabalho muito bem feito pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela nossa Defesa Civil Municipal”, destaca o prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes.

Ildon Maxcimiano observa que “o que é importante de uma corporação militar é que ela traga, por si só, a segurança. Por isso que elas são ostensivas, pra que possam trazer à população a sensação de segurança, porque o trabalho é bem feito”. O promotor elogia ainda a coordenação do trabalho. “O coronel Gundim e o coronel Batista fizeram um trabalho extraordinário, de dedicação e motivação da tropa impressionante”.