Comércio de Rio Branco será fiscalizado para o Dia dos Pais

O Procon-AC inicia nesta terça-feira, 4, a operação “Super Pai”, que prevê a fiscalização preventiva do comércio local. A atividade vai até esta sexta, 7, e tem por preferência  a fiscalização de lojas de artigos esportivos, perfumarias e roupas, setores que apresentam maior movimentação nesta época do ano.

Os agentes fiscais vão observar questões como a precificação, a oferta e publicidade, as formas de pagamento, aceitação ou não de cartão de crédito e a obrigatoriedade de ter um exemplar do Código de Defesa e Proteção do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos.

Nos anos anteriores as lojas já foram orientadas para se adequarem às normativas. Caso nesta fiscalização seja constatada alguma irregularidade, a loja será autuada, gerando processo administrativo que leva a sanção de multa.

Para os consumidores a orientação é que fiquem atentos e busquem todo tipo de informação antes de fazer as compras, principalmente fazendo pesquisa e comparação de preços, para que possam economizar.

“O Dia dos Pais é uma data comemorativa, em que existe grande movimentação no comércio, e o Procon estará atuando com equipes de fiscalização para assegurar a melhor relação de consumo. Em anos anteriores, fizemos muitas orientações educativas aos comerciantes e fornecedores. Neste ano, caso encontremos irregularidades, iremos autuar e aplicar as sanções previstas”, salientou Diego Rodrigues, diretor do Procon-AC