Começa debate no Encontro de Governadores pela Segurança

As discussões no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras já começaram. Neste momento, governadores e autoridades de todo o país sem unem em uma só voz para buscar soluções no combate ao narcotráfico e pela defesa da segurança nacional.

Iniciando o debate, o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Etchegoyen,  palestra com o tema “Segurança de Fronteira. Narcotráfico, emergência nacional, drogas, armas e munição”. O debate é mediado pelo governador do Acre e anfitrião do evento, Tião Viana, e tem como debatedores o Comandante Geral do Exército e o Comandante Militar da Amazônia. Além de Etchegoyen, os ministros da Defesa, Relações Exteriores e Justiça participam do Encontro.

Para Raul Jungmann, “o crime organizado é uma ameaça à sociedade, implanta o medo, descredibiliza descredibiliza a figura do Estado, onde a população busca a autoproteção. Temos que mudar essa realidade”, enfatizou o ministro.

“Nesse momento que a política sobre ataques de descrédito, a realização deste encontro demonstra a grandeza dos atores políticos de excluir as diferenças partidárias e implementar o debate para resolução dos problemas da sociedade. Implantamos a atuação de 45 mil militares atuam na região Amazônica, representando 12% do nosso efetivo, além de promover neste ano, 308 intervenções na área de fronteira, e ações estratégicas de varreduras nos presídios e apreensões de drogas”, finaliza.

Torquato jardim, destacou o uso da tecnologia para o combate à criminalidade.

“Devemos priorizar o uso da tecnologia no âmbito da cooperação internacional. Temos que dispor da mais avançada tecnologia para combater os crimes em mais de 17 mil quilômetros de fronteiras. Precisamos de satélites e veículos interligados para compartilhar dados”.

O que disseram

“Quero agradecer a você Tião pela sua dedicação para que esse encontro se concretizasse. Você está de parabéns por dar luz a esse tema importante para todos nós”

Governador do Rio de Janeiro, Pezão

O Brasil é vizinho de um dos maiores produtores de maconha e cocaína. E consequente o segundo maior consumidor. Essa realidade é dramática e precisa ser enfrentada. “Estamos todos em uma só voz fadados a trabalhar juntos. É preciso que as nossas políticas reflitam isso””

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim

“Quero parabenizar os governador por nos trazer aqui para tratar sobre o tema mais importante do Brasil: segurança pública. Estou há 30 anos na vida política e é a primeira vez que vejo uma reunião como essa para tratar sobre política de Segurança Pública”

Governador do Rio Grande do Norte

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter