Combate ao abuso de crianças e adolescentes é pauta de sessão solene

A sessão ocorreu por volta das 11 horas desta quarta (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A sessão ocorreu por volta das 11 horas desta quarta (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A data 18 de maio, definida como o Dia de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, marcou o país com ações que envolveram instituições públicas e privadas, para reflexões acerca dessa problemática. Como parte da semana de programações alusivas ao assunto, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quarta-feira, 20, sessão solene que contou com a presença de representantes do poder executivo.

De acordo com o presidente da Aleac, Ney Amorim, a sessão é fruto do requerimento de n° 33 de 2015, sugerido pelo deputado estadual Manoel Moraes, que falou sobre outra discussão no país no momento envolvendo adolescentes e jovens: a redução da maioridade penal.

O titular da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), Weverton Matias, durante seu pronunciamento (Foto: Edna Medeiros/Secom)
O titular da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), Weverton Matias, durante seu pronunciamento (Foto: Edna Medeiros/Secom)

“Pelo terceiro ano consecutivo eu venho sugerindo essa sessão para tratarmos desse tema que nos traz a oportunidade de reflexão juntos. Diante de tudo o que vem ocorrendo no Brasil, precisamos encontrar mecanismos de combate e enfrentamento ao problema, de cuidarmos de nossas crianças, promover seus direitos e protegê-los”, ponderou o deputado.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Gelpke, secretário-adjunto de Polícia Civil, Alex de Souza, o assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, e o juiz de Direito da 2° Vara da Infância e Juventude, Romário Divino, foram convidados para a composição da mesa.

Em sua fala, Matias elogiou a iniciativa do deputado. “Uma iniciativa de extrema importância acerca de um problema que atinge tão diretamente nossas crianças e adolescentes. Um problema que viola os direitos da pessoa humana e que impõe às instituições a busca de respostas mais efetivas e a promoção de políticas de caráter preventivo, uma vez que a prevenção precisa estar aliada ao enfrentamento”, observou.