retomada

Com retomada de exames, registros de casos de coronavírus aumentarão nesta semana no Acre

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, afirmou nesta segunda-feira, 18, que o número de casos confirmados para o coronavírus (Covid-19) deve aumentar consideravelmente nos próximos dias. Isso se deve ao fato da retomada do exame considerado padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19: RT-PCR, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada.

Para o secretário de Saúde, Alysson Bestene, com isolamento sério é possível vencer essa batalha Foto: Odair Leal/Secom

“Com a chegada dos insumos para a realização dos testes, no laboratório Charles Mérieux, naturalmente teremos um salto no número de casos positivos, a exemplo do que ocorreu neste domingo, quando tivemos o registro de 129 novos casos. Isso porque vamos começar a divulgar também o resultado dos exames que aguardavam a chegada desse material”, observa.

Bestene lembra ainda que o mundo inteiro realiza testes, o que vem causando dificuldade aos fabricantes para cumprir a produção. “Infelizmente tivemos problemas com a aquisição dos insumos, além de sofrermos com problemas relacionados ao transporte da carga. Mas, com todo esforço do governador Gladson Cameli e da nossa equipe, conseguimos trazer a carga. Com isso teremos uma força-tarefa dos nossos guerreiros do Mérieux com um maior número de análises por dia, o que aumentará também o número de casos positivos”, destaca.

Com início do rodízio de veículos no perímetro urbano de Rio Branco a partir desta segunda, o secretário de Saúde reforça a importância das pessoas obedecerem ao apelo das autoridades de continuar em isolamento domiciliar, sob o risco da situação ficar fora de controle entre os acreanos.

“Importante ressaltar que quando se aumenta a oferta de exames e, consequentemente, o número de casos, a taxa de letalidade diminui. Isso porque temos condições e tempo de estabelecer novas medidas para frear a evolução da pandemia, como é o caso das medidas restritivas adotadas pelo estado e municípios no combate à pandemia Covid-19, inclusive com o rodízio de veículos que passa a valer hoje em Rio Branco. É preciso que nesse meio tempo, as pessoas que não se enquadram nos serviços essenciais respeitem o decreto e obedeçam ao apelo das autoridades para que fiquem em suas casas. Se for mesmo preciso sair, usem máscaras e lembrem de higienizar as mãos. Essa é uma guerra de todos nós”.

Para Alysson Bestene a conta é simples: 10 dias, por exemplo, é possível diminuir o número de casos ou aumentar descontroladamente e, assim, registrar um maior número de mortes e sofrimento.

“Com isolamento sério, podemos vencer essa batalha o mais rápido possível. Lembrando que é uma doença nova, causada por um vírus que se espalha facilmente. O que temos acompanhado é a dor de milhares de pessoas. Precisamos nos unir e evitar que familiares e amigos nossos morram”, finaliza.

Com capacidade para realizar quase 300 análises por dia, após a aquisição de uma máquina para acelerar o resultado de testagens para coronavírus, o Governo do Acre, por meio do Centro de Infectologia Charles Mérieux, recebeu no sábado, 16, mais de 5,2 mil materiais reagentes para realizar as extrações de resultados para Covid-19.

Com a chegada de insumos, Centro de Infectologia Charles Mérieux prevê restabelecer o fluxo normal dessas extrações dentro das próximas semanas Fotos: Odair Leal/Secom

Trabalhando 12 horas por dia, os profissionais estavam há quase três dias sem fazer as extrações devido a um problema na entrega dos kits que seriam enviados ao Acre. Após a chegada dos reagentes, a previsão, segundo o laboratório, é que nos próximos dias a fila de mais de 1,6 mil exames em análise seja zerada, o que deve resultar no aumento significativo nos números da doença no estado.

Neste domingo foram confirmados mais 129 novos casos de contaminação por coronavírus. Assim, conforme o último boletim da Sesacre, o número oficial de pessoas infectadas pela doença no estado saltou de 1.876 para 1.996.  Atualmente o Estado do Acre tem o registro de 62 óbitos por Covid-19, que ocorreram entre os dias 6 de abril a 17 de maio.