OCA mantém serviços de orientação por telefone e entrega de documentos mediante agendamento

A Central de Serviço Público de Rio Branco (OCA – Rio Branco) mantém equipes de plantão para auxiliar a população na realização de serviços não presenciais. A medida faz parte do planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para continuar oferecendo atendimento mesmo durante o distanciamento social proposto pelo decreto governamental.

De acordo com o diretor interino da OCA, Anderson Cogo, a finalidade da ação é garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços que não dependem necessariamente de sua presença física, sem descumprir as determinações do Decreto Estadual nº 5.465 de 16 de março de 2020, com diretrizes para manutenção das atividades no serviço público somente de caráter estritamente essenciais.

Atendente repassando orientações sobre serviços Foto: cedida

Para tanto, a OCA – Rio Branco, o Instituto de Identificação e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) firmaram parceria e continuam oferendo serviços de entrega de carteira de identidade (já emitidas), orientações referentes ao Seguro-Desemprego, acesso à Carteira de Trabalho Digital, e também repassam as informações sobre os serviços oferecidos pela Central e contatos dos órgãos parceiros. As equipes estão trabalhando de forma alternada.

“Mesmo durante a pandemia procuramos manter a OCA em funcionamento, oferecendo serviços que podem ser realizados de maneira indireta. Muitas pessoas precisam receber o documento de identidade para ter acesso aos benefícios do governo federal. Estamos discutindo um novo modelo de funcionamento para restabelecer os serviços dentro de um básico de segurança que se faz necessário para os cidadãos, tão logo esta crise passe”, ressaltou o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.

Entre os meses de abril e maio, mais de 804 documentos de identidade já foram entregues à população. Outro resultado referente aos atendimentos realizados pela OCA é o número de usuários que receberam informações via Facebook ou por telefone, que chegaram a 2.783 atendimentos.

Os interessados em tirar dúvidas sobre os serviços prestados na OCA, ou em agendar serviços, podem entrar em contato pelo telefone (68) 3215-2400. Os usuários também podem acessar o Guia de Serviços da OCA no seguinte endereço: http://gsp.ac.gov.br/.

O atendimento presencial na OCA, assim como nos demais órgãos do Estado deve ser retomado no dia 1º de junho, de acordo com o Decreto nº 5.966 publicado nesta segunda-feira, 18. Desde que o estado apresente redução do número de casos positivos da Covid-19.

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