Com período crítico, governo fortalece combate às queimadas

Força-tarefa define atuação conforme criticidade dos municípios, em relação a focos de calor (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Força-tarefa define atuação conforme criticidade dos municípios, em relação a focos de calor (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A segunda quinzena do mês de agosto é considerada o início do período de seca, mais crítico do ano. Com isso, a força-tarefa formada pelo governo do Estado para combater o desmatamento e as queimadas, intensifica a ação dos órgãos envolvidos a fim de coibir, ao máximo, atividades que prejudiquem o meio ambiente, a saúde e a segurança da população.

Como resultado da operação Floresta Viva, iniciada há dois meses, mais de 500 hectares de terra foram embargados e cerca de R$ 800 mil de multas foram geradas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Já o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um dos principais parceiros na operação, contabiliza mais de R$ 3 milhões em multas e aproximadamente mil hectares de áreas embargadas.

De acordo com dados do satélite de referência, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), de janeiro a agosto de 2010, foram registrados 1.548 focos de calor. Este ano, no mesmo período, há registro de 1.041 focos. As cidades que apresentam maior número de queimadas são Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, chama atenção da população para a colaboração de todos neste período.

“O governo não tem medido esforços para combater as queimadas, os incêndios florestais e o desmatamento. Agora, neste período, em que a temperatura aumenta e a umidade do ar baixa, precisamos da colaboração da população, não usando o fogo de forma alguma”, disse.

BOMBEIROS FORAM CHAMADOS PARA APAGAR PRINCIPIO NO AREA DE TERRA NA ESTRADA DO AMAPA LOCALIZADO NO RAMAL DO GURGEL
Equipes da operação Floresta Viva vão priorizar áreas críticas com maior número de focos de calor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)