IBGE aponta crescimento de empregos no Acre

Para Tião Viana, perseverança e união são fatores que contribuem com bons índices no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para Tião Viana, perseverança e união são fatores que contribuem com bons índices no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os investimentos do governo do Estado na agroindustrialização, setor florestal, em obras de infraestrutura como a Cidade do Povo e no programa Ruas do Povo, na qualificação de jovens, estão entre os bons motivos que o governador Tião Viana elenca para o estado ser o único do país a registrar queda no índice de desemprego, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o desemprego no Acre caiu de 9,6% para 8,7%, num comparativo de dados do segundo trimestre de 2014 com o mesmo período deste ano.

“O Acre unido com a população, com o setor empresarial, do comércio, com a indústria, ao invés de olhar com a cabeça baixa para a maior crise econômica da história do Brasil, está olhando para as soluções e para a superação. Foi por isso que o Acre foi reconhecido como o único estado brasileiro que aumentou o número de empregos no segundo trimestre, enquanto que o Brasil inteiro perdeu”, comentou Tião Viana.

Fernando Lima diz que o Acre tem feito o dever de casa, por isso, crescem as oportunidades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Fernando Lima diz que o Acre tem feito o dever de casa, por isso, as oportunidades tendem a crescer (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Dever de casa feito

Fernando Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens), afirma que os dados do IBGE comprovam que o estado que tem feito seu “dever de casa”.

“Isso é a criatividade do governo de Tião Viana, para que a gente possa passar pela crise de uma forma que a sociedade não sinta tanto. Hoje temos cerca de 140 postos de emprego oferecidos pelo Sine [Sistema Nacional de Emprego] e outros 900 empregos que foram gerados de janeiro a julho. São números que nos deixam bastante satisfeitos”, diz o secretário.

Resistência e perseverança

O governador observa que a crise econômica afeta regiões como Manaus (AM), onde a Zona Franca, com aproximadamente de 125 mil operários, registra perda de 25 mil postos de trabalho.

“Aqui no estado nos unimos em trabalho, em criatividade e em busca de soluções. A agroindustrialização do estado se consolida, a indústria florestal avança, a agricultura cresce 52%”, destaca.

Tião Viana lembra ainda que outro fator fundamental para consolidar a política de geração de emprego e renda desta gestão é a instalação do call center, que tem jovens qualificados pelo governo do Estado.

“Até setembro, o call center já vai estar com 1.800 jovens trabalhando, e quase cinco mil jovens em dezembro. Além disso, temos as frentes de trabalho do programa Ruas do Povo que está investindo, somente em Rio Branco, R$ 260 milhões e ainda as ações do Centro Administrativo que está vindo com a oportunidade de geração de mais cinco mil empregos”, detalha.

Além do trabalho contínuo, para Tião Viana a receita para enfrentar a crise é a resistência e a perseverança. “Estamos mostrando que, com perseverança e união das pessoas, a gente tem condição de vencer o pior.”

Obras de infraestrutura ajudam a alavancar geração de emprego no estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Obras de infraestrutura ajudam a alavancar geração de emprego no estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter