plano de vacinação

Com novo lote de vacinas, Gladson diz que vai reforçar atendimento com mais UTIs

O governador Gladson Cameli disse, na tarde desta segunda feira, 8, depois de receber novo lote de vacinas imunizantes contra a Covid, que o Estado vai priorizar a ampliação de leitos de UTI e a contratação de médicos para atuarem no Hospital de Campanha do Juruá. As doses foram transportadas de São Paulo ao Acre em um avião da companhia Latam. São 6.800 doses da vacina Coronavac.

Governador recebeu mais um lote da vacina nesta segunda-feira. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O governador falou também do momento crítico em que se encontram as unidades-referência de tratamento de vítimas da Covid, que entraram em colapso no último domingo, sem leitos suficientes para pacientes em estado grave.

“Tudo tem limite. E o limite é que não temos mais espaço. Estamos aumentando o número de leitos, só que eu preciso pedir a colaboração da população”, pontuou.

Doses serão distribuídas aos municípios. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O governador iria embarcar para Brasília no mesmo avião que trouxe as vacinas, mas foi informado de que a agenda prevista para esta terça-feira, 9, foi cancelada pelo Ministério da Saúde. No encontro, o governador iria tratar sobre o envio de médicos do programa Mais Médicos, para suprir a necessidade no Hospital de Campanha do Juruá.

Cameli informou que solicitou à Procuradoria-Geral do Estado um levantamento para verificar a legalidade jurídica para o Estado contratar médicos sem CRM, formados em países vizinhos, dada a urgência imposta pelo colapso na saúde estadual. Ele disse estar preocupado também com o surto de dengue em várias cidades do interior.

Doses serão destinadas a grupos prioritários

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, que acompanhou o governador no recebimento das doses, disse que as 6.800 unidades serão destinadas aos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos com idade acima de 80 anos e indígenas. Segundo Bestene, a distribuição será proporcional ao número de habitantes da cidade. Com o novo lote, Alisson avalia que a cobertura vacinal em profissionais da saúde vai atingir quase 50% .