parceria

Com investimentos, Estado fortalece administração da Defensoria Pública do Acre

Reforçar as instituições públicas e valorizar a cidadania no Acre tem sido alguns dos esforços do Estado do Acre. A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE) é uma dessas instituições fortalecidas com políticas públicas. Na manhã desta quarta-feira, 3, defensores públicos apresentaram ao governo os avanços administrativos e os atuais objetivos da DPE. O evento ocorreu no Palácio Rio Branco, na capital.

“A presença do Estado de Direito no interior, onde as pessoas mais precisam, é o nosso objetivo. Uma Defensoria Pública fortalecida é um governo fortalecido”, disse o governador Gladson Cameli.

O governador destacou o trabalho importante de atender municípios e populações isoladas no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Entre as ações que reforçam a DPE, estão a suplementação orçamentária da instituição, de 0,9% para 1,5%, a nomeação de 17 novos defensores públicos, 15 deles para o interior do estado.

A defensora-geral da DPE, Simone Santiago, destacou os avanços que a atual gestão trouxe para a instituição “O mês de maio é o mês da defensoria pública, nós viemos prestigiar e agradecer ao governo pelos investimentos com o aumento de orçamento, que nos dá condições de ir até os locais de difícil acesso do Acre”, frisou.

A vice-governadora Mailza também proporcionou notórios investimentos para a DPE, por meio de emendas parlamentares enquanto era senadora.

O aumento orçamentário para a DPE possibilita que atendimentos e outros serviços sejam ofertados a mais pessoas no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A parceria entre governo e Defensoria Pública é essencial. Enquanto senadora, destinei uma emenda de quase R$ 2 milhões para a aquisição de uma carreta para a Defensoria Pública, que vai poder atender às pessoas no interior, que tanto precisam”, declarou a vice-governadora Mailza.

A carreta é completamente adaptada para os atendimentos itinerantes em municípios de difícil acesso.

O reforço a pautas positivas da DPE também é uma das prioridades do governo, projetos sociais como Defensoria ao Seu Lado, Projeto Rhuamm, Defensores do Futuro e Defensoria nas Universidades.

Na ocasião, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza receberam uma homenagem da defensora-geral pelos serviços prestados à DPE. Participaram do evento também o secretário de governo, Alysson Bestene, e o secretário de Casa Civil, Jonathan Donadoni.