treinamento

Linha de cuidado no atendimento ao paciente com AVC é tema de capacitação da Saúde

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo, e o tempo é fator relevante, quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de recuperação. Diante disso, a Secretaria Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta terça e quarta-feira, 2 e 3, uma capacitação sobre a linha de cuidado no atendimento ao paciente com a doença.

O curso foi realizado na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Destinado aos profissionais do pré-atendimento e atendimento intra-hospitalar da Rede Pública Estadual, o curso está sendo realizado na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Rio Branco.

O objetivo é promover a especialização desses profissionais, permitindo, ainda, que a instituição referenciada para o atendimento dos usuários com sinais e sintomas de AVC se torne acreditada nessa linha de cuidado. As palestras foram ministradas pelo consultor científico da Iniciativa Angels e funcionário da Boehringer Ingelheim, de São Paulo, Alessandro Rômulo.

O consultor científico da Iniciativa Angels e funcionário da Boehringer Ingelheim, Alessandro Rômulo. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Se conseguirmos, com conhecimento, fazer as intervenções adequadas, que são a identificação, remoção rápida para um centro referenciado, que tem uma tomografia e a equipe para atender, mudamos a realidade da doença, salvamos vidas”, explicou.

Sintomas de AVC

Fraqueza de um lado do corpo, dificuldade para falar, perda de visão, perda da sensibilidade de um lado do corpo, alterações motoras, paralisia de um lado do corpo, distúrbio de linguagem e distúrbio sensitivo são alguns dos principais sinais de que a pessoas está sofrendo um AVC.

Onde buscar atendimento

O Pronto-Socorro de Rio Branco é a principal unidade para o atendimento de pessoas com sintomas de AVC. Em casos de urgência, o Samu deve ser acionado pelo número 192.