Com inauguração de Posto do Gefron e entrega de veículos e equipamentos, governo do Acre fortalece Segurança Pública do Estado

O governo do Acre celebrou na manhã desta segunda-feira, 13, o sucesso de um evento marcante para a Segurança Pública. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp) foi a instituição responsável por coordenar as atividades, que incluíram a inauguração do Posto de Fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), em Senador Guiomard, junto a uma ampla entrega de novos veículos e equipamentos, além da outorga de medalhas de honra e mérito a autoridades.

Posto do Gefron agora possui uma superestrutura para melhorar o trabalho de fiscalização dos agentes públicos. Foto: Diego Gurgel/Secom

O investimento total para a inauguração da Base do Gefron alcançou mais de R$ 2 milhões, enquanto as entregas de veículos e equipamentos somaram quase R$ 4 milhões. Os recursos para a inauguração do prédio foram provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública, enquanto as viaturas e equipamentos foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Base do Gefron é um posto de fiscalização histórico no Acre no combate aos crimes fronteiriços. O espaço passou por uma gigantesca ampliação, num ponto estratégico da região, gerando conforto e capacidade de ampliação das atividades. Somente nos últimos quatro anos, agentes dos Gefron foram responsáveis pela apreensão de mais de quatro mil quilos de drogas, além de mais de 150 armas ilegais.

A governadora em exercício, Mailza Assis, esteve presente no evento e destacou a importância de um investimento desse nível para o Estado.

Mailza: “Compromisso com a segurança pública”. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É uma obra de grande impacto do nosso estado, que demonstra o compromisso do governo Gladson Cameli com a segurança pública do Acre, com o apoio do governo federal. Hoje é um dia feliz na luta da garantia da lei e ordem no nosso estado”, afirmou a governadora.

Reconhecimento

O evento contou com uma série de atividades planejadas para fortalecer a presença do governo na área de segurança. Destacou-se, na programação, a entrega de medalhas de Honra e Mérito da Segurança Pública, num reconhecimento especial aos secretários que compõem a Amazônia Legal, homenageados por notáveis contribuições para a segurança na região.

Entre os homenageados, secretários de Segurança Pública dos estados de Tocantins, Rondônia e Maranhão, além de autoridades da segurança dos países fronteiriços Bolívia e Peru. A governadora Mailza Assis e o secretário de Segurança Pública do Acre, Américo Gaia, também foram homenageados pela Polícia de Pando, da Bolívia.

Governadora Mailza Assis e o secretário de Segurança Pública do Acre, Américo Gaia, foram homenageados. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É um momento muito importante para o governo do Acre, no combate aos crimes transfronteiriços, no fortalecimento da estrutura de trabalho para nossos profissionais e de reconhecimento a esse trabalho feito numa região de fronteira, no meio da Amazônia, que só conseguimos combater com este trabalho em conjunto”, disse o secretário Gaia.

Fortalecimento

Outro destaque foi a entrega de oito viaturas, duas vans e um caminhão-guincho para as forças de segurança do Estado, como parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). Adicionalmente, materiais de informática, drones e equipamentos de proteção para a Polícia Militar foram distribuídos, reforçando os recursos disponíveis para as forças de segurança.

Ainda foram entregues oito viaturas, duas vans e um caminhão-guincho para as forças de segurança do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Bastante grato pelo fortalecimento do órgão, o coordenador do Gefron, coronel Cleudo Maciel, relatou: “Estamos vivendo o segundo maior momento histórico do Gefron. O primeiro foi sua criação. E agora é essa entrega, que melhora e muito a qualidade dos serviços do Baixo e Alto Acre. Estaremos operando tanto com nossa tropa, como de forma integrada com outras forças de segurança”.

O evento foi realizado na Base de Fiscalização do Gefron, localizada no Trevo de Senador Guiomard. Sua realização buscou beneficiar não apenas as forças de segurança, mas também a população em geral, demonstrando o compromisso do Estado em manter a ordem e a segurança pública.

O evento representou um marco significativo para a Segurança Pública do Acre, evidenciando o compromisso do governo com o fortalecimento das instituições de segurança e o bem-estar da população.

Também estiveram presentes no evento o representante do Ministério da Justiça, coronel Roney Jobim; a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes; o deputado federal Coronel Ulysses e o deputado estadual Tadeu Assem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter