Com apoio do governo, produtor inicia colheita de 50 toneladas de feijão

José Petelin comemora resultado da colheita de 50 toneladas de feijão (foto: Elias Jorge)
José Petelin comemora resultado da colheita de 50 toneladas de feijão (foto: Elias Jorge)

Empenho em produzir e parceria com o governo são ingredientes do sucesso do produtor rural José Petelin. Morador da comunidade Baixa Verde, às margens da BR-317 no município de Rio Branco, Petelin e a família dedicam a vida à produção agrícola.

Antes, mesmo com muita dedicação e trabalho duro, nem sempre os resultados apareciam. O que faltava para o crescimento da produção chegou por meio do apoio do governo do Acre. A Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) se tornou parceira disponibilizando a tecnologia necessária para a produção em maior escala.

“Isso tudo aqui é graças ao apoio da Seap. A gente encontrou o apoio que precisava, já que na nossa comunidade o que não falta é vontade de trabalhar”, afirma Petelin.

Os números comprovam o sucesso da parceria. Este ano já foram colhidos 25 mil sacos de milho, 200 toneladas de melancia e no último sábado, 8, o produtor iniciou a colheita de 50 toneladas de feijão. Com o apoio, a intenção é cada vez mais aumentar a produção. “Já estou com o plantio novo de 30 mil pés de melancia e ano que vem quero triplicar a minha área plantada de feijão.”

Outro fator importante da parceria é que, além de José Petelin, outros produtores rurais da Comunidade Baixa Verde são beneficiados. O cultivo e a colheita do feijão são realizados em forma de mutirão. Os produtores que ajudam na plantação ficam com 40% do que é produzido.

“A comunidade tá muito satisfeita, já que todo mundo que trabalha acaba sendo recompensado. Aqui é um exemplo de que a união faz a força”, destaca Mizael Mota, presidente da Associação de Produtores Rurais da Baixa Verde.

José Carlos Reis, gestor da Seap, destaca que o crescimento da produção agrícola do Acre precisa de empreendedores como José Petelin. “Essa é a parceria que queremos. O governo ajudando quem quer produzir, crescer e tornar o Acre cada vez mais forte na agricultura.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter