Governo incentiva produção de queijo em Epitaciolândia

Produtores interessados na produção de queijos participam de reunião na zona rural de Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores interessados na produção de queijos participam de reunião na zona rural de Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)

Na tarde desta segunda-feira, 10, representantes do governo do Acre participaram de uma reunião com produtores rurais do Ramal Estrada Velha em Epitaciolândia. A região tem como uma das principais atividades a produção de leite.

Muitos dos produtores do local possuem experiência na fabricação de queijos. Por isso, pediram ao governo o apoio que garanta a produção de um queijo de qualidade que atenda às exigências sanitárias e possa chegar às prateleiras dos supermercados do estado.

O produtor Alberto Silva elogia iniciativa do governo no fortalecimento da bacia leiteira (Foto: Leônidas Badaró)
O produtor Alberto Silva elogia iniciativa do governo no fortalecimento da bacia leiteira (Foto: Leônidas Badaró)

Uma das principais políticas públicas estaduais no setor produtivo é o fortalecimento da bacia leiteira. Participaram da reunião, o secretário Adjunto de Agropecuária (Seap), Fernando Melo, o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Idésio Franke, o diretor-presidente do Instituto de Fiscalização Agropecuária e Florestal (Idaf), Mamed Dankar, além do deputado estadual Lourival Marques.

Os produtores receberam uma ótima notícia. A Seap vai destinar uma queijaria para a comunidade. O equipamento custa cerca de 25 mil reais e tem capacidade para produzir até 100 quilos de queijo por dia. “Eu tenho certeza que em pouco tempo essa comunidade vai se tornar um grande polo leiteiro, melhorando a renda dessas famílias”, destaca Fernando Melo.

A queijaria chega em parceria com a comunidade que fica responsável em construir a estrutura física adequada para receber o equipamento.

Alberto Silva, produtor rural, é um dos mais entusiasmados. “A gente que trabalha com a fabricação de queijo acaba se apaixonando. Certeza que com esse apoio as coisas agora vão melhorar ainda mais”, afirma.

Capacitação e organização

Para poder comercializar o queijo, os produtores, que devem formar uma cooperativa, precisam do selo do sistema de inspeção estadual, concedido pelo Idaf. “Estamos aqui para orientar. A comunidade vai ter todas as orientações de como atender as exigências sanitárias”, afirma Mamed Dankar, diretor do instituto.

Como existem alguns produtores que ficam em propriedades mais distantes, existe a possibilidade da aquisição de queijarias individuais. Idésio Franke, garantiu que a Emater está disponível para ajudar na obtenção de crédito. “Podemos elaborar projetos para os produtores que tiverem interesse em financiar seus próprios equipamentos”, destaca.

Articulador da reunião com a comunidade, o deputado estadual Lourival Marques elogiou a parceria. “Esses produtores querem oportunidade. Eles pediram apoio e o governo veio até aqui e o resultado da reunião foi muito produtivo.”