Com apoio do governo, Federação de Ciclismo realiza treino para a 45ª Copa Norte e Nordeste

O governo do Acre, em parceria com a Federação Acreana de Ciclismo (FAC), realizou nesta quinta-feira, 20, em Rio Branco, mais um treino para a 45ª Copa Norte e Nordeste, que será realizada em Porto Velho (RO) nos dias 18, 19 e 20 de agosto.

Ciclistas realizam treinamento no estacionamento da Arena da Floresta. Foto: Neto Lucena/Secom

A competição recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e é um evento oficial de caráter nacional, incluído no calendário anual da Confederação Brasileira de Ciclismo e realizado a cada ano em uma região diferente. Competindo com outros 16 estados, o Acre participa com 27 atletas de 13 categorias.

“O ciclismo hoje é uma modalidade muito praticada, não só em termos de competição, mas passou também a ser uma atividade física frequente na sociedade. A gente fica muito feliz com essa parceria entre governo e a federação, e torcendo para que nossos atletas batam o recorde de medalhas em todas as categorias”, destacou o secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude do Acre, Carlos Gouveia, o Carlão.

Presidente da FAC, Tuxauá Marques participa do treino esportivo. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo o presidente da FAC, Tuxauá Marques, os atletas vêm se preparando desde o ano passado, para ter a segunda maior delegação da competição. O time de ciclistas conta com a categoria Infanto-Juvenil, com atletas de 12 a 14 anos, e com atletas superexperientes, na categoria Master D, de 60 a 70 anos.

“Gostaria de agradecer ao governo do Estado. Por meio de um convênio, no ano passado tivemos 17 atletas na copa em Pernambuco e trouxemos seis medalhas de ouro; este ano a expectativa é grande para trazer esse título inédito da Copa Norte e Nordeste para o Acre”, diz.

Estudante Vinicius Gadelha compete na categoria Infanto Juvenil. Foto: Neto Lucena/Secom

O estudante Vinicius Gadelha, de 13 anos, é ciclista há seis anos e compete profissionalmente na categoria Infanto-Juvenil, sendo há dois anos o competidor mais novo pelo Acre. “As expectativas são muito boas”, afirma.

O servidor público Antonio Nascimento compete na categoria Master D1, de 60 a 70 anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Desde a fundação da Federação de Ciclismo, em 1996, quando o Acre passou a competir em outras regiões, o ciclista e servidor público Antonio Nascimento representa o estado. É reconhecido como o atleta que mais trouxe medalhas, totalizando 26 prêmios, tendo participado de 11 copas Norte e Nordeste. “Estou há dois meses treinando; precisamos estar focados, com equipamento em dia, muita disciplina e nunca achar que está ganho”, relata.

O Acre sediou pela primeira vez a Copa Norte e Nordeste em 2012, e busca ser o local do campeonato nos próximos anos.

Ciclistas se reúnem para treinamento físico. Foto: Neto Lucena/ Secom

Categorias 

Elite Masculino
Endril Lima, João Vitor, Shawke Lira, Kellyton Almeida e Neto Dino

Elite Feminino
Fernanda Souza, Érica Soares e Thamyris Andrade

Master A1
Lázaro Sousa e Ronis Bento

Master A2
Luiz Cabanelas

Master B1
Richard Alves e Val Zambianchi

Master B2
Antonio Frota

Master C1
Isac Martins e Márcio Ferreira

Master C2
Mário Cavalcante

Master D1
Antonio Nascimento

Infanto-Juvenil Masculino
Vinicius Gadelha

Juvenil Feminino
Alannis Victoria e Leticia Macedo

Júnior Masculino
Jackson Gomes, Rian Pereira e Júlio César

Juvenil Masculino
Mauro Henrique, Danilo Araújo e Marcos Daniel

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter