Com a vazante do Rio Acre, saiba mais sobre os perigos da leptospirose na nossa entrevista de saúde

O Médico da Família, Pablo Rodrigo responde as perguntas da nossa enquete

Desde a última semana, o Rio Acre vêm apresentando sinais de vazante, e chegou a baixar quase dois metros em menos de 6 dias. Mas a Defesa Civil alerta para que as famílias que estão nos abrigos ainda não retornem às suas residências, evitando contato com a sujeira deixada pela água. A Prefeitura entregou kits de limpeza para garantir a higiene das casas. Um dos grandes perigos é a leptospirose, uma doença transmitida pela urina dos ratos. E esse é o tema da nossa entrevista de hoje, com o Médico de Família e Comunidade, e Professor do Curso de Medicina da Ufac, Dr. Pablo Rodrigo de Andrade e Silva. Ele responde as principais dúvidas da nossa enquete.

CONFIRA:

dsc00087.jpgSara Nunes, estudante – Como uma pessoa contrai a leptospirose? E quanto tempo ela pode fica com a doença? A leptospirose deixa sequelas?

A leptospirose é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. O contágio se dá através da água contaminada com a urina dos ratos que penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A leptospirose é uma doença bastante comum nesse período de chuva. A pessoa contaminada com a doença pode ficar de 1 a 3 semanas com a doença. Na forma mais grave da doença o paciente pode ter complicações mais sérias como hemorragia digestiva e pulmonar podendo deixar seqüelas como problemas cardiovasculares e insuficiência renal crônica.


dsc00092.jpgDôra Brito, professora – Quais as doenças mais comuns nessa época de chuva? 

Leptospirose, diarreias, infecções respiratórias, doenças de pele, micoses. A melhor forma de prevenção é evitar o contato com a água contaminada, não deixar as crianças brincarem nas áreas alagadas.


dsc00094.jpgJames Cruz, comerciante – Quais as doenças causadas pela água contaminada? E qual a doença de pele que essa água pode causar? 

Além das doenças já citadas anteriormente, são comuns nesse período de chuvas as infecções por fungos, micoses superficiais, dermatites de contato que são causadas pelo contato direto das mãos, pés, tornozelos com a água contaminada


Vinicius França, economista e bancário – Como evitar a leishmaniose? É verdade que a pessoa só contrai ela na mata, ou também pode ser contraída na cidade?

É uma doença provocada pelos protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos principalmente na zona rural, ou até mesmo na área urbana em zonas de mata. A pessoa infectada pode demorar até um ano para apresentar os primeiros sintomas como ferimentos na pele ou ainda a chamada "ferida braba". A melhor maneira de prevenir a doença é o uso de repelentes ou de mosquiteiros.


E na próxima semana, nossa entrevista de quarta-feira será sobre o tema Direito Penal, e na quinta-feira, nossa entrevistada será uma nutricionista vai responder as principais dúvidas sobre alimentação. Se você quiser fazer alguma pergunta, envie sua dúvida para nós. Clique aqui!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter