ciência e tecnologia

Com 54 horas de duração, III Hackathon começa nesta sexta em Cruzeiro do Sul

De 1 a 3 de junho, será realizada em Cruzeiro do Sul a terceira edição do Hackathon. A maratona de programação  reunirá hackers no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e a previsão é de que o evento dure aproximadamente 54 horas.

Com o tema “Turismo Inteligente”, os participantes irão desenvolver uma aplicação voltada para áreas importantes do turismo na região, tendo uma demanda voltada principalmente à parte tecnológica e de empreendedorismo. Os grupos que serão formados na ocasião podem se tornar uma empresa com a ajuda da Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e do Sebrae.

“Esse evento é importante para potencializar os possíveis empreendedores e empresas digitais. Na verdade, é uma forma de desenvolver um produto, aplicativo ou uma solução mercadológica voltada ao turismo, que pode vir a ser uma oportunidade de estar desenvolvendo o mercado nessa área”, comentou o diretor de Modernização Administrativa da Sect, André Gasparini.

O evento está com as inscrições abertas desde o início do mês e tem encerramento previsto para esta sexta-feira, 1, podendo ser realizadas nos locais parceiros como Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá (IEVAL), Universidade Federal do Acre (Ufac) e secretaria do Sebrae.

A maratona

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona), cujo objetivo é desenvolver uma solução tecnológica que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis através da participação de hackers.

O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Inclusão Digital”, interligando-se ao Hackathon, que traz a oportunidade de formação de novos grupos empreendedores também nessa área tecnológica.

Leia também: Semana Estadual de Ciência e Tecnologia alcançará nove municípios acreanos