Censo Escolar de 2018 é lançado pela educação pública do Acre

Programação ainda contou com a realização de palestras e sorteio de brindes ao público presente (Foto: Mardilson Gomes)

O mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, o Censo Escolar, teve sua primeira etapa de 2018 aberta na manhã desta quarta-feira, 30, em Rio Branco.  O principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica do país reuniu gestores educacionais e administrativos de escolas públicas e privadas, estaduais e municipais, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, e realizado por intermédio das secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil. No Acre, a coleta de dados das escolas passa pela Divisão de Estudos e Pesquisas (Depe), por meio da SEE, e abrange os mais de 170 mil alunos da educação básica na rede pública, divididos entre as 1.618 escolas do estado, todas cadastradas no Censo.

“Essa coleta de dados é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matricula inicial, quando colhemos informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno e, ainda, considera os dados sobre o movimento, rendimento escolar dos alunos e finalização do ano letivo”, esclarece o coordenador da Depe, Glauber Nilson Abecassis

Incluir as informações de todos os estabelecimentos de ensino do Acre no banco de dados do Censo é indispensável para compreender a situação educacional do estado e manter os recursos que sustentam o funcionamento da escola. “É com base nesse conjunto de indicadores que podemos monitorar o desenvolvimento da educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, entre outros, e também calcular os recursos que serão adquiridos conforme os números lançados no Censo”, informa o secretário da pasta educacional, Marco Brandão.

Equipe da Divisão de Estudos e Pesquisas da SEE (Foto: Mardilson Gomes)

Os indicadores são um retrato fiel da educação, já que apresentam a característica socioeconômica de cada instituição de ensino de todos os estados brasileiros. “Isso prova que a política e as escolas são um corpo só. Sem a gestão não angariamos recursos. Por isso, as plataformas do Censo devem ser preenchidas corretamente, para que os recursos disponibilizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação [Fundeb] estejam disponíveis”, ressaltou o deputado estadual Daniel Zen, que também é presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa.

A gestora da escola Dr. Pimentel Gomes, Mariana Quintela, ressaltou o envolvimento da comunidade escolar no período do Censo. “Ficamos extremamente emprenhados nesse período com relação a veracidade dos dados lançados e no tempo hábil em que esses dados devem ser cadastrados. É uma forma de melhorar ainda mais o nosso trabalho em sala de aula”, diz. A programação de abertura do Censo Escolar de 2018 ainda contou com a realização de palestras e sorteio de brindes ao público presente.

Censo Escolar

Os dados são inseridos pelos gestores de escola no site do Educacenso, plataforma disponibilizada pelo Inep, anualmente, na qual deve ser respondido um questionário com quantitativo de matriculas, medidas administrativas e outras informações.

Informações de extrema importância para o repasse de recursos do Fundeb, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). O resultado obtido pelo Censo Escolar contribui na construção de competências e aperfeiçoamento da qualidade da educação, transformando em conhecimento os dados obtidos por meio da base estatística.

Dessa forma, a necessidade de buscar as intervenções pedagógicas ocorre através dos números que traduzem a realidade econômica e cultural de cada  escola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter