Colóquio discutirá a Revolução Francesa e o Estado Independente do Acre

Evento terá  palestras do advogado Hilário de Castro Melo Júnior e dos professores Maria José Bezerra e Valdir de Oliveira Calixto

Para marcar a data em que se comemora-se o Estado Independente do Acre, proclamado por Luis Galvez, em 14 de julho de 1889, a Confraria da Revolução e o Grupo Gaia promovem nesta quinta-feira, 14, às 19 horas, no auditório da Biblioteca da Floresta, o colóquio "A Revolução Francesa e o Estado Independente do Acre".

O evento terá  como expositores o advogado Hilário de Castro Melo Júnior e os professores-doutores Maria José Bezerra e Valdir de Oliveira Calixto. A abertura do evento será feita pela Banda da Polícia Militar, que tocará  os hinos da França, do Brasil e do Acre.

O Estado Independente do Acre foi criado pelo aventureiro Luís Galvez, dito “o Imperador do Acre” (apoiado por Ramalho Júnior, o governador do Estado do Amazonas), que decidiu pela proclamação da independência do Acre no dia 14 de julho de 1889. Assim, A República do Acre foi um Estado nacional de breve duração e tinha como sua capital Puerto Alonso, rebatizada de Cidade do Acre (atual Porto Acre), logo depois sendo devolvida à Bolívia pelo governo brasileiro, que reconhecia a soberania boliviana sobre o Acre.

Já a Revolução Francesa é  o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alterou o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário, de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

Assim, o colóquio fará um paralelo entre as duas revoluções, além de lembrar esse importante fato da história acreana, que também inspirou o célebre romance "Galvez – O Imperador do Acre", do escritor amazonense Márcio Souza.

Serviço

O quê?
Colóquio A Revolução Francesa e o Estado Independente do Acre

Quando?
Quinta-feira, 14

Onde? Auditório da Biblioteca da Floresta

Horário? 19 horas

Entrada franca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter